Rede europeia apresenta os nomeados para o programa INES#talent 2021

A rede INES (Innovation Network of European Showcases), atualmente constituída por 20 festivais europeus (entre os quais o Westway LAB, enquanto membro fundador) e cofinanciada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, apresentou a seleção de artistas que integram os INES#talents 2021, resultado das candidaturas abertas a bandas e artistas da Áustria, República Checa, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Sérvia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. Desta forma, a INES promove a oportunidade de artistas integrarem o conjunto de INES#talents e assim revelarem o seu talento e promoverem a sua carreira além-fronteiras em palcos europeus ligados a esta rede. Nesta seleção, encontramos três projetos portugueses – IAN, Seiva e Time for T –, todos eles protagonistas de concertos recentes no Westway LAB, em Guimarães. 

cardapio.pt @ 28-10-2020 12:23:28

Desta seleção fazem parte 79 projetos, apurados entre as centenas de candidaturas recebidas entre os passados meses de junho e setembro. Nos próximos dois anos, os INES#talents terão a oportunidade de projetar os seus trajetos internacionais com a possibilidade de fazer parte dos cartazes de 20 festivais de música europeus que integram a rede INES (Innovation Network of European Showcases), montras privilegiadas da indústria musical europeia que lhes permitem apresentar a sua música a profissionais seniores da indústria, organizadores de eventos e promotores de destaque em todo o continente. 

A rede INES continua desta forma comprometida com a promoção de talentos e sinergias internacionais para criadores e artistas de âmbito musical em toda a Europa. Desde 2017, o programa cofinanciado pela Europa Criativa providencia as infraestruturas para a descoberta internacional de talentos – iniciada no âmbito do surgimento da INES pela mão da plataforma digital para agendamentos de artistas gigmit (sedeada em Berlim, Alemanha) em conjunto com oito festivais showcase europeus: Enea Spring Break (PL), Liverpool Sound City (RU), Live at Heart (SE), MENT Ljubljana (SI), Monkey Week (ES), Sonic Visions (LU), Waves Vienna (AU) e Westway LAB (PT). Entretanto, a INES expandiu-se significativamente e é agora uma rede composta por 20 festivais showcase (eventos da indústria da música que oferecem uma plataforma para a descoberta de artistas, contactos profissionais e educação, combinando apresentações de música ao vivo, programas de conferências e feiras) em 19 países europeus. O INES#talent é um programa que permite que talentos promissores de todos os países participantes impulsionem as suas carreiras internacionais, apresentando-se assim em festivais de música em toda a Europa.  

Com o Westway LAB como ponte e rampa de lançamento, são vários os artistas portugueses que já integraram o conjunto de músicos selecionados INES#talents, tendo-se consequentemente apresentado em vários palcos de diversos países europeus. Encontram-se entre eles projetos nacionais como :papercutz, Mirror People, Lucas, Mathilda, Ermo, Daily Misconceptions, Mister Roland, Fogo Fogo, O Gajo, Surma, Paraguaii, Omiri, Beatriz Nunes, Captain Boy, Holy Nothing, Meru Music, The Lemon Lovers, Yosune, This Penguin Can Fly, Whales, Scúru Fitchádu, Emmy Curl, Dear Telephone, Lince, Quest, Noiserv, Serushiô, We Bless This Mess, Moonshiners, Sensible Soccers. Aos quais se juntam agora IAN, Seiva e Time for T. 

Apesar das incertezas atualmente vividas pela indústria da música ao vivo face à pandemia que atravessamos, esta iniciativa cofundada pela União Europeia, pela plataforma tecnológica gigmit e por oito festivais showcase europeus incluindo o Westway LAB, decidiu prosseguir com o programa INES#talent e apresenta agora os respetivos nomeados. Mais informação acerca da rede INES e do programa INES#talent, incluindo a lista completa de festivais showcase envolvidos e respetivos países, bem como mais informação sobre todos os 79 artistas agora nomeados e respetivas condições proporcionadas, pode ser descoberta no endereço ines-festivals.eu e as novidades podem também ser acompanhadas nas respetivas redes sociais oficiais da INES e do Westway LAB. 

cardapio.pt @ 28-10-2020 12:23:28


Clique aqui para ver mais sobre: Música