Requiem Inês de Castro no Grande Auditório do CCB
O Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC) – único residente da cidade de Coimbra –, acompanhado pela Orquestra do Norte (ON) e pelos solistas Carla Caramujo e Rodrigo Carvalho, apresenta o Requiem Inês de Castro, de Pedro Macedo Camacho, e os Nocturnos em Si bemol menor (versão para orquestra de cordas de Vasco Mendonça) e em Ré bemol, de António Fragoso. O concerto, que será dirigido pelo maestro Artur Pinho Maria, terá lugar sábado, dia 19 de abril, pelas 19 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
cardapio.pt @ 17-4-2014 16:55:46
Este espectáculo é o culminar de um conjunto de concertos que o CSIC e a ON realizaram, um pouco por todo o país, durante o mês de Abril.
Na obra Requiem Inês de Castro – encomendada pela Câmara Municipal de Coimbra para o encerramento das comemorações dos 650 anos da transladação de Inês de Castro para o Mosteiro de Alcobaça, em 2012 –, o compositor, Pedro Macedo Camacho, procura «descrever musicalmente não só Inês de Castro e a sua história amorosa mas, essencialmente, Inês de Castro como mãe e o amor que tinha pelos seus filhos».
As palavras “Requiem” e “Aeternam” no início e no final da obra, respectivamente, unem o significado essencial da obra: Eterno descanso a Inês de Castro.
Atente-se ainda que, em Dezembro de 2013, o CSIC, num concerto em Coimbra, estreara mundialmente a obra Nocturno em Si bemol menor, de António Fragoso, com orquestração de Vasco Mendonça. Já Nocturno em Ré bemol foi uma das últimas obras que o conimbricense António Fragoso compôs antes de falecer.
cardapio.pt @ 17-4-2014 16:55:46
Clique aqui para ver mais sobre: Música