Tributo a Fernando Maurício no Festival Caixa Alfama'14
19 e 20 de Setembro
6 Fadistas da corrente Mauriciana prestam uma grande homenagem a um dos nomes maiores do Fado num espetáculo apresentado por Tony Loreti.
Música no Coração @ 21-4-2014 16:20:56
Porque o Fado sabe dar nota glorificadora aos seus maiores intérpretes, também o Caixa Alfama destinará uma noite para homenagear um dos maiores nomes do género mais luso: Fernando Maurício. O momento especial será apresentado por Tony Loreti, um sábio conhecedor da obra e do legado de Fernando Maurício, e há muito organizador na Mouraria de uma tarde de fados, em sua memória.
Fernando Maurício foi um dos mais sui generis fadistas, com um jeito e timbre únicos e muito característicos. Nascido na Mouraria, começou a cantar aos 8 anos, tendo, mais tarde, passado por ilustríssimas casas de fado como o Café Luso, Adega Machado, casa típica O Faia, Nau Catrineta, a Kaverna, entre outras. Não editou muitas vezes, mas o seu nome foi ouvido em espectáculos além fronteiras, nomeadamente no Luxemburgo, Holanda, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Lançou alguns discos com Francisco Martinho e participou em várias colectâneas de fados. Cantou na rádio e participou nos primeiros programas da RTP experimental. Sempre ligado ao seu bairro, a sua personalidade foi marcada pela simplicidade e genuinidade. Avesso a grandes homenagens, recebeu ainda em vida alguns prémios de monta, como o Prémio da Imprensa (1969) e os Prémios Prestígio e de Carreira da Casa da Imprensa (1985/1986). Em Maio de 2001, no Coliseu, foi agraciado pelo Presidente da República, com a Comenda da Ordem. Faleceu em 2003, deixando uma herança inefável mas que ressoa nas vozes e no modo de muitos fadistas da actualidade.
Alguns deles, os mais próximos de Fernando Maurício, cantarão muitos dos fados que imortalizou, numa noite que o Caixa Alfama tratará de deixar gravada na memória de todos. Vão ser 6 as vozes que ecoarão em Alfama. A saber: Fernando Jorge, vencedor da Grande Noite do Fado, em representação do Grupo desportivo da Mouraria, em 1983, admirador e grande amigo de Maurício; Jaime Dias, desde miúdo muito próximo de Fernando Maurício, e que, tal como Fernando Jorge, ganhou a Grande Noite do Fado - a 10 de Junho de 1991... cantou ininterruptamente ao lado de Fernando Maurício durante 13 anos na Casa de Fados, “Os Ferreiras”; Conceição Ferreira também cantou com Maurício nos Ferreiras e na Casa de Fados “Cabacinha”; Vítor Miranda, desde criança, pela mão de sua mãe, sempre junto de Maurício, é um dos seus mais acérrimos defensores, e também referência para a nova geração de fadistas; Ana Maurício, sobrinha do mestre, ganhou por duas vezes a Grande Noite do Fado, uma vez enquanto Juvenil (1985), mais tarde enquanto sénior (1995); Luís Duarte, tem apenas 20 anos, nunca conheceu Maurício mas deve-lhe a paixão pelo Fado.
Tributo a Fernando Maurício no Caixa Alfama, numa noite onde as emoções estarão ao rubro, numa homenagem justa a um dos ícones maiores do Fado.
Já confirmados:
Ana Moura & António Zambujo, Carminho, Katia Guerreiro, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro, Sara Correia.
Tributo a Fernando Maurício com Fernando Jorge, Vítor Miranda, Ana Maurício, Luís Duarte e Jaime Dias.
O bilhete único, já à venda nos locais habituais, custa 35€ e deverá ser trocado por pulseira nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 18 de Setembro. Pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.
Os clientes da Caixa Geral de Depósitos que paguem com cartões da Caixa, usufruem de um desconto de 10% nos bilhetes adquiridos na bilheteira do Museu do Fado.
Música no Coração @ 21-4-2014 16:20:56
Clique aqui para ver mais sobre: Música