Mês de arranque do Novo Ático (Coliseu Porto Agesas) com Mão Morta, Dora Morelenbaum e Três Tristes Tigres

O Novo Ático já está de portas abertas e depois da inauguração que animou a matiné de domingo passado a agenda dos próximos meses não deixa dúvidas quanto ao posicionamento desta nova sala na baixa portuense. Mão Morta Redux, Dora Morelenbaum e Três Tristes Tigres são os destaques de junho, aos domingos, pelas 18h00.

cardapio.pt @ 8-6-2022 16:03:53

Parte integrante do histórico edifício do Coliseu Porto Ageas, o Salão Ático foi uma referência da vida cultural da cidade do Porto na qual se realizaram emblemáticos chás dançantes, nas matinés portuenses, mas também bailes e encontros políticos.

Para esta nova vida, a sala que foi inaugurada em 1941 como Salão Ático e que já na última década foi rebatizada como Sala 2, recupera parte do seu nome original e passa a ser identificada como Novo Ático.

O objetivo desta reabilitação é trazer o Novo Ático para o século XXI , capacitando a sala para responder às exigências atuais e dar-lhe novas valências. Com a valorização do Novo Ático, o Coliseu Porto Ageas ganha assim mais um espaço com programação cultural, preparado para todo o tipo de eventos. Este espaço, com capacidade para 300 pessoas em pé e 180 pessoas em formato de plateia sentada, representa também uma nova oportunidade para inúmeros artistas e profissionais da cultura apresentarem os seus projetos ao vivo num momento vital para a recuperação da atividade cultural.


Depois da festa de abertura no passado dia  5 de junho, a programação do mês de abertura prossegue no dia 12, com Mão Morta Redux, num retorno ao formato trio dos primórdios da banda, com Adolfo Luxúria Canibal, Miguel Pedro e António Rafael, que compuseram a banda-sonora original para uma obra-prima do cinema mudo soviético - “A Casa na Praça Trubnaia” - e tocam-na ao vivo, acompanhando a exibição.

A 19 de junho, Dora Morelenbaum, cantora e compositora brasileira, nascida no seio de uma família de músicos de renome na cena mundial (Jaques e Paula Morelenbaum), vem a Portugal apresentar o EP de estreia, “Vento de Beirada”, lançado em 2021, mas também o mais recente tema “Dó a dó”, composto em parceria com Tom Veloso e lançado no final de 2020.

A 25 de junho, os Três Tristes Tigres de Ana Deus e Alexandre Soares que, em 2020, voltaram com um novo disco de originais, “Mínima Luz”, que será apresentado no NOVO ÁTICO em formato trio, com Miguel Ferreira nos teclados e electrónica.

É neste contexto de recuperar a vida cultural do Porto, as matinés de domingo, que o NOVO ÁTICO apresenta a sua programação. Até ao final do ano estão já confirmados Josh Rouse, 5.ª Punkada, Club Makumba, Blind Zero, JP Simões, João Paulo Esteves da Silva, Cassete Pirata, NEEV, Kuia Só, Elisa Rodrigues, Irma, Cachorro Sem Sono, A Garota Não, Daguida, JP Coimbra, The Happy Mess, S. Pedro, Com o Mar Pelo Meio e Surma.

Os bilhetes custam entre os 8€ e os 15€ e estarão à venda nos locais habituais, em ticketline.pt e na bilheteira do Coliseu Porto Ageas.

cardapio.pt @ 8-6-2022 16:03:53


Clique aqui para ver mais sobre: Música