22/9/2022 a 23/10/2022 20.º Festival Jazz ao Centro | Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra

O Festival Jazz ao Centro, que está a comemorar a sua 20.ª edição, apresenta um cartaz que se estende ao longo de um mês - de 22 de setembro a 23 de outubro - e irá decorrer em 7 espaços da cidade de Coimbra como a Casa das Artes Bissaya Barreto, o Convento São Francisco, as antigas instalações da Coimbra Editora (actualmente propriedade da Critical Software), o Museu Nacional Machado de Castro, o Salão Brazil, o Seminário Maior e o Teatro Académico de Gil Vicente. O Festival é co-organizado pela associação Jazz ao Centro e pela Câmara Municipal de Coimbra. 

cardapio.pt @ 22-9-2022 17:29:00

Do solo ao grande formato, da intrincada composição à improvisação livre, dos veteranos quase centenários aos jovens talentos nos seus “vinte e poucos”, a vigésima edição do Festival Jazz ao Centro resume na perfeição o caminho até agora percorrido: oferecer um olhar (necessariamente incompleto) sobre a riqueza e diversidade do Jazz feito nos dias que correm, em diferentes geografias. 

Para José Miguel Pereira, director do Festival, esta edição “sintetiza na perfeição o percurso iniciado em 2003, e assenta no compromisso de divulgar, simultaneamente, a riqueza da tradição e os muitos caminhos do futuro, abrindo portas à experimentação e ao cruzamento com outras abordagens musicais''. Um dos principais fatores distintivos do Festival é a forte aposta na criação artística, tendo já sido editados mais de duas dezenas de discos gravados no seu âmbito. Igualmente importante é a tentativa de não permanecer somente nos espaços convencionais de apresentação de concertos, promovendo a (re)descoberta de espaços singulares da cidade tanto como o encontro com novas sonoridades”.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Silva, a longevidade e qualidade artística deste festival, que comemora este ano o seu vigésimo aniversário, reflecte bem o trabalho estruturante que o JACC tem desenvolvido dentro e fora de Coimbra, numa atitude de valorização e promoção dos criadores locais, mas também de exploração de redes alargadas no mundo do jazz.
O Município de Coimbra pretende continuar a apoiar este evento-âncora, que é estratégico para o panorama cultural de Coimbra, contribuindo para que o mesmo tenha uma escala e um impacto cada vez maiores.


Destaques da 20.ª edição

Entre os espectáculos desta 20ª edição do Festival Jazz ao Centro, surgem os nomes de alguns dos artistas mais importantes do panorama musical nacional e internacional, como Rodrigo Brandão, Alabaster dePlume, Nicole Mitchell, Peter Brötzmann, Heather Leigh, Maria João & Carlos Bica Quarteto,  Ambrose Akinmusire e Mário Laginha  (que será acompanhado da Banda Sinfónica FU Taveirense).

programação do Festival Jazz ao Centro já está completa e pode ser consultada de forma integral abaixo.

cardapio.pt @ 22-9-2022 17:29:00


Clique aqui para ver mais sobre: Música