1/6/2023 a 30/6/2023 Junho no Museu do Oriente - Espetáculos

Gratuitos, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

cardapio.pt @ 30-5-2023 11:01:26


DUO SIRIUS - DIOGO JOÃO (GUITARRA) E MÁRCIO SILVA (GUITARRA)

15 de Junho - CICLO DE CONCERTOS ANTENA 2

Programa inteiramente dedicado à música dos séculos XX e XXI, englobando alguns do pontos altos do programa apresentado pelo Duo Sirius no Prémio Jovens Músicos 2022. Para além de três prelúdios e fugas de Castelnuovo-Tedesco, um dos compositores que mais escreveu para duo de guitarras, contamos ainda com os exemplos singulares da música de Jolivet, Quintas e Liebermann para esta formação.

PROGRAMA

Tiago Quintas (1998)

Æquinoctia et Solstitia (2018)

I. Outono

II. Inverno

III. Primavera

IV. Verão

Lowell Liebermann (1961)

Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia


CONCERTO CONSERVATÓRIO DA METROPOLITANA

Sábado 24 Junho

Programa a anunciar

Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia


LÍVIA & FRED - Concerto

27 de Junho - CICLO DE CONCERTOS ANTENA 2

"Nuvem rósea, chão de estrelas" é o mais recente espectáculo da aclamada dupla Lívia & Fred (Lívia Nestrovski e Fred Ferreira). Reconhecidos internacionalmente pelas suas escolhas de repertório e arranjos de rara beleza, Lívia & Fred exploram agora o universo das serestas, género que surgiu em meados do século XIX no Rio de Janeiro e que deu luz ao que mais tarde se tornaria a canção popular urbana. Assim, neste espectáculo entrelaçam-se Tom Jobim, Villa-Lobos, Chico Buarque, Mario de Andrade e compositores da cena contemporânea, todos alinhados pelo mote do antigo trovador cantando para a sua amada sob a luz da Lua. Uma celebração da alma seresteira do Brasil que vai muito além do repertório tradicional deste género, unindo passado e presente numa linha contínua que equilibra memória e contemporaneidade. Se hoje temos um legado tão imenso, rico e diverso de canções amorosas no Brasil, isso dá-se em grande parte pelos “cantores do sereno”, que insistentemente se ramificaram em milhares de cantadores munidos das suas violas ao longo dos séculos XX e XXI, desdobrando-se em géneros musicais do seu tempo e participando profundamente na nossa construção imaginária do Brasil.

Lívia & Fred exploram, neste espectáculo, a seresta na sua dimensão subjetiva, onde ecos de um passado ibérico distante se reflectem ao longo de séculos de tradição cancioneira, até desembocarem em líricas contemporâneas. Assim, uma canção de amigo do século XIII conversa com compositores da actual geração carioca, como Breno Ruiz e Fred Martins, faz pontes com a moda de viola do Brasil profundo, e ao mesmo tempo mistura-se com os clássicos eternos da seresta per se, como em Chão de Estrelas (Orestes Barbosa) e Noite Cheia de Estrelas (Cândido das Neves). O trovador galego canta para o mar [Cantiga IV de Martin Codax], Alberto Caeiro escuta as vozes que cantam para além do muro do seu quintal [Noite de São João, musicado por Fred Martins], Villa-Lobos arremata os corações com a melodia idílica da Ária Cantilena [Bachianas 5]. Lívia entrega interpretações preciosas, aconchegada nos arranjos sublimes de Fred, que toca, para além da guitarra eléctrica, a viola caipira e a bandola venezuelana. O espectáculo, repleto de canções entremeadas por vinhetas nostálgicas, desenrola-se como um sonho esfumado e belo.

PROGRAMA

1. Malandrinha (Freire Júnior);

2. Cantiga IV (Martin Codax);

3. Viola de bem querer (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro);

4. Noite de São João (Fred Martins/Alberto Caeiro);

5. Viola quebrada (Mário de Andrade);

6. Recuerdos de Ypacaraí (Demetrio Ortiz/ Zulema DeMirkin);

7. Ilusão Real (Guinga / Zé Miguel Wisnik);

8. Luíza (Tom Jobim);

9. Chão de Estrelas (Orestes Barbosa);

10. Choro bandido (Edu Lobo/ Chico Buarque);

11. Noite cheia de Estrelas (Cândido das Neves);

13. Ária Cantilena [Bachianas n.5) (Heitor Villa Lobos/ Ruth Valadares Corrêa).

Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

cardapio.pt @ 30-5-2023 11:01:26


Clique aqui para ver mais sobre: Música