8 Marvila: Nasce um espaço de cultura e comércio independente em Lisboa

Nos antigos Armazéns Vinícolas Abel Pereira da Fonseca, na Praça David Leandro da Silva, em Marvila

8 Marvila é um novo espaço de cultura e comércio independente localizado nos antigos Armazéns Vinícolas Abel Pereira da Fonseca, na Praça David Leandro da Silva, em Marvila, Lisboa. O espaço, de 22 mil metros quadrados, abre parcialmente esta quarta-feira, com o Restaurante MATO, o clube OUTRA CENA e a Galeria Zé dos Bois.

cardapio.pt @ 20-9-2023 12:16:20

O programador e produtor José Filipe Rebelo Pinto é o curador do 8 Marvila, que se propõe a dignificar a cidade com um espaço de referência para a cultura alternativa e empreendedorismo independente. Durante três a cinco anos, 8 Marvila é o centro de uma nova Lisboa. O projeto irá crescer ao longo do seu período de vida, numa operação de reurbanização que pretende dinamizar a Zona Oriental de Lisboa com uma oferta da produção local de cultura, comércio, restauração e até desporto. Em breve, o 8 Marvila vai estar em pleno funcionamento.

“A forma como surgiu a visão para este projeto foi muito natural. Pegar num espaço desta dimensão e com a história que tem, é um desafio bastante enriquecedor. Olhamos para este espaço e questionámos: ‘o que era isto no passado?’. A partir desta questão, começamos a trabalhar na nova vida que queríamos dar este espaço”, reflete José Filipe Rebelo Pinto, curador do 8 Marvila.  “A renovação teve em consideração a história de Abel Pereira da Fonseca, e a própria história de Marvila, que sempre foi uma zona industrial e incorporamos uma linguagem industrial no projeto”.

Os Armazéns Vinícolas Abel Pereira da Fonseca foram ampliados pelo célebre arquiteto Norte Júnior em 1917, com a edificação de uma fachada alusiva ao formato das adegas de vinho. 8 Marvila requalificou a característica fachada e seguiu uma filosofia de reutilização, reaproveitando mais de metade do entulho, madeira, ferro, chapa, incluindo os armários contadores dos armazéns.  

A traça industrial une-se à vegetação que vai ocupar os diversos espaços. A Planta Livre é o parceiro oficial dos espaços verdes do 8 Marvila, que reflete a prática sustentável do projeto, com plantas e flores espalhados pelo espaço. A Planta Livre está ainda presente com o seu próprio espaço comercial.

O espaço vai incluir uma vertente desportiva, com nove campos de padel, e ainda, um palco para concertos, construído integralmente com entulho da própria obra de reurbanização. O “8” que lhe dá o nome, é a porta principal de um complexo que pretende passar uma mensagem de reutilização e, embora efémero, com uma mensagem e conteúdo que pretende perdurar.

Os pioneiros  

Esta semana, o novo espaço da Galeria Zé dos Bois apresenta a performance WOYZECK FUCK’EM’OL! de Cláudio da Silva, Carolina Dominguez e Pedro Paiva. Em simultâneo, no segundo piso do 8 Marvila, vai abrir o clube OUTRA CENA. Em breve, vai estar integrado no espaço uma sala de concertos com lotação para 1500 pessoas e galerias de arte. Entre as galerias de arte, destaque para Because Art Matters.

A restauração é encabeçada pelo Restaurante MATO, da autoria de José Filipe Rebelo Pinto, que inaugura já na próxima quinta-feira. Na praça central do 8 Marvila estará uma esplanada, um bar e duas food trucks – OFICINA e 15 GRAMAS. Em breve, o 8 Marvila vai anunciar mais opções de restauração; neste momento, os parceiros confirmados são o restaurante mexicano Taqueria Paloma, o The Pastry Lab e o Dear Breakfast.

Os espaços comerciais são delimitados pelas próprias adegas de vinho, com lojas de empreendedorismo independente, desde roupa de segunda mão a decoração e design.  No total, o 8 Marvila vai ter 22 lojas comerciais. Os primeiros confirmados no espaço são a loja de restauro de bicicletas RCICLA, a fotografia analógica da The Lisbon Frame, as lojas de roupa Black Mamba e Teddy Hats, o estúdio de tatuagens da Elisa Rezende, o design e decoração da Napo Runa, e os vinhos da CUBA Nº 160.

Além dos parceiros fixos, o 8 Marvila tem diversos espaços à disposição para eventos.

cardapio.pt @ 20-9-2023 12:16:20


Clique aqui para ver mais sobre: Música