Festival das Artes QuebraJazz junta em Coimbra cerca de 180 músicos

De 17 de julho a 31 de agosto

Começa no próximo dia 17 de julho a 15.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, um dos festivais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, que este ano apresenta 34 momentos culturais, reunindo cerca de 180 músicos e artistas em diversos espaços do município de Coimbra. 

cardapio.pt @ 11-6-2024 16:37:54

O anfiteatro Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas, é, até ao dia 24 de julho, o espaço de excelência do Festival, que, a partir dessa data, apresenta todos os fins-de-semana concertos gratuitos de jazz nas escadas do Quebra Costas, no centro da cidade. 

"No 15º Festival das Artes QuebraJazz, temos a oportunidade de homenagear duas datas emblemáticas da nossa história e cultura – os 500 anos do nascimento de Luís de Camões e os 50 anos do 25 de Abril. Este Festival é um tributo a todos aqueles que, ao longo dos séculos, se ergueram como mensageiros, desafiando o desconhecido, enfrentando a opressão e espalhando a luz do conhecimento e da liberdade.", afirma Miguel Lima, diretor do Festival.

E é sob esta premissa que, para a 15ª edição do Festival, estão programados vários concertos, entre a música clássica e o jazz, assim como uma vasta programação complementar, nomeadamente: artes visuais, cinema, gastronomia, conferências e serviço educativo (visitas guiadas, teatro para a infância e música para bebés e crianças).

O Festival das Artes QuebraJazz arranca no dia 17 de julho com a inauguração no Museu Municipal de Coimbra, e com curadoria do CAV – Centro de Artes Visuais, da exposição “Coleção dos Encontros de Fotografia", onde serão expostas obras desta coleção, que foi sendo construída a partir da política de encomendas dos Encontros de Fotografia, ao longo dos seus quase 40 anos de história. 

À noite, é apresentado o concerto de abertura no anfiteatro Colina de Camões, "Anima - A Música Como Mensageira de Humanidade", a estreia absoluta da mais recente obra do pianista conimbricense Luís Figueiredo, acompanhado por quatro solistas internacionais e a secção de cordas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo Maestro Pedro Neves.

Na quinta-feira de manhã, no dia 18 de julho, a pensar nos mais novos, está programado o "Abecedário dos Mensageiros", uma atividade de teatro para a infância por José Geraldo, que explora poemas, histórias curtas, mímicas, diálogos ou trava línguas a partir de cada letra do alfabeto. 

Esta atividade repete no dia 23 de julho e tem o apoio da Fundação Luso. Às 21h, os pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester sobem ao palco do anfiteatro Colina de Camões, para "Celebrar a Liberdade". A quatro mãos, interpretarão temas que marcaram o período revolucionário do 25 de Abril de 1974, de autores como José Afonso, Sérgio Godinho, Fausto, José Mário Branco ou Luís Tinoco (peça em estreia absoluta).

cardapio.pt @ 11-6-2024 16:37:54


Clique aqui para ver mais sobre: Música