25/11/2026 a 25/11/2026 Barbara Hendricks regressa a Portugal com Still On the Road to Freedom no CCB

A consagrada soprano e intérprete norte-americana sobe ao palco do CCB, em Lisboa, a 25 de novembro, para um concerto que cruza música, memória e liberdade, entre o universo lírico, o jazz e o blues. Uma das vozes mais reconhecidas e admiradas da música internacional, regressa a Portugal no próximo dia 25 de novembro para apresentar Still On the Road to Freedom, num concerto único no CCB, em Lisboa.

cardapio.pt @ 4-6-2026 10:42:43

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Detentora de uma carreira ímpar que atravessa mais de cinco décadas, Barbara Hendricks afirmou-se como uma das cantoras líricas mais conceituadas do mundo. A sua estreia, em 1974, na San Francisco Opera e no Festival de Glyndebourne marcou o início de um percurso internacional de excelência, distinguido pela elegância interpretativa, pela profundidade artística e pela singularidade da sua voz.

Ao longo desse trajeto, Hendricks construiu um vasto repertório no universo da música clássica, mas nunca deixou de expandir horizontes. Em 1994, sob o impulso de Claude Nobs, estreou-se no Montreux Jazz Festival, abrindo um novo capítulo artístico que a aproximou do jazz e das suas raízes mais profundas.

Desde então, tem explorado o legado de algumas das figuras maiores do século XX, de Duke Ellington a Billie Holiday, mergulhando nas linguagens do jazz e do blues com a mesma autenticidade e intensidade que marcaram o seu percurso lírico.

É precisamente desse encontro entre tradição, liberdade e expressão artística que nasce Still On the Road to Freedom, espetáculo que Barbara Hendricks apresenta em Lisboa acompanhada por Mathias Algotsson, no piano e órgão Hammond, e pelos guitarristas Björn Wahlberg e Ulf Englund.

Neste concerto, o blues assume particular relevância, revelando uma nova dimensão da sua voz — rica em timbre, subtil e profundamente emotiva. Mais do que um recital, Still On the Road to Freedom propõe uma viagem musical e humana, onde canções e paisagens sonoras dialogam com temas universais e intemporais.

Reconhecida também pelo seu compromisso na defesa dos direitos humanos, Barbara Hendricks faz convergir neste repertório a força emocional da música com o legado de figuras como Martin Luther King, evocando valores de liberdade, justiça e solidariedade que continuam a ecoar no presente.

A 25 de novembro, o CCB recebe assim uma artista maior, cuja voz e presença em palco transcendem géneros e fronteiras, num concerto que promete ser simultaneamente íntimo, poderoso e profundamente inspirador.

cardapio.pt @ 4-6-2026 10:42:43


Clique aqui para ver mais sobre: Música


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp