3/6/2016 a 5/6/2016
Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos
Nos dias 3, 4 e 5 de junho Arruda dos Vinhos recebe a 3.ª edição do Mercado Oitocentista, um evento de recriação histórica com mostra de costumes, artes, ofícios, gastronomia e com venda de produtos, recriando um mercado de rua da região saloia do séc. XIX.
cardapio.pt @ 31-5-2016 16:01:15
Inspirado no património imaterial e imaginário popular do concelho, o Mercado Oitocentista será palco da apresentação do Guia Prático da Bruxa d’Arruda, um guia de rezas benzeduras, mezinhas, provérbios e outros espécimes da tradição oral do concelho. Esta publicação, promovida pelo Município de Arruda dos Vinhos, será apresentada na sexta-feira, 3 de junho e contará com uma animação teatral inspirada nas estórias da Bruxa d’Arruda.
Ainda no campo das tradições ancestrais decorrerá no sábado, 4 de junho, pelas 22h, um Grande Ritual Defumado de Purificação da Grei p’la Queimada Arrudense e Encharcada de Vinho, um espetáculo que rebusca as rezas e as mezinhas que fazem parte do património imaterial Arrudense. Este será um grande ritual de purificação que culminará com uma grande queimada, junto ao grande chafariz da vila, para afastar o mau-olhado e expulsar de vez os maus espíritos que assolam as vinhas, azedam os vinhos e, quem sabe, também os que corroem o país.
No domingo, 5 de junho, destaque para a iniciativa “Riscar e Pintar o Mercado”, um encontro de aguarelistas e desenhadores de rua que promete encher o mercado de arte.
Durante os três dias do evento decorrerão dezenas de animações espontâneas, teatro de rua, teatro de robertos, danças de época, animações musicais de época e exposições que trarão ao Mercado constante animação e prometem surpreender os visitantes. Este é um evento para toda a família que conta também com espaços pensados para os mais pequenos como um carrossel artesanal, teatro de marionetas e jogos tradicionais para as crianças.
O Mercado Oitocentista decorrerá nas ruas do centro histórico de Arruda dos Vinhos e conta com a presença de cerca de uma centena de comerciantes e artesãos, dezenas de figurantes, diversas tabernas típicas, e representantes de artes e ofícios – oficinas de carpintaria, ferreiro e tanoaria.
3 DE JUNHO / (sexta-feira)
18.30h / 20h - PROGRAMA RELIGIOSO
18.30h - Vésperas
19.00h - Missa
20.00h - Inauguração da exposição 150 anos do Apostolado de Oração
21.00h - Lausperene (Exposição do Santíssimo toda a noite)
Local: Igreja e Nossa Senhora da Salvação
Org.: Paróquia de Nossa Senhora da Salvação de Arruda dos Vinhos e Centro do Apostolado de Oração de Arruda dos Vinhos
19h / 01h - Oficinas, ateliers e animação (1)
19.30h - Abertura do mercado de rua
19.30h / 24h - Teatro de rua “Contos e Fábulas” (2)
19.30h / 01h - Exposição “Mourasencantadas” (3)
20h - Abertura oficial
Saudação das entidades oficiais aos participantes (agricultores, artesãos, artífices, mercadores, místicos, taberneiros).
20h / 24h - Exposição dos Santos de Vestir (4)
20h / 24h - Exposição dos 150 anos do Apostolado de Oração em Arruda dos Vinhos (5)
20.30h / 01h - Animação musical com os “Gaiteiros da Freiria”
Em arruada, ao som de gaita-de-foles e instrumentos de percussão, os Gaiteiros da Freiria animam o Mercado com música tradicional portuguesa.
Local: Recinto do Mercado
Participação: Gaiteiros da Freiria, Associação Musical e Etnográfica - Torres Vedras
http://www.gaiteirosdefreiria.com
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
21h - Danças de época (6)
22h - Apresentação do Guia Prático de Arruda - Animação Teatral
Participação: Catarina Gaspar, Jorge da Cunha, Paulo Câmara, Carla Dias e Rita Ricardo
Local: Capela do Morgado
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
01h - Encerramento do Mercado
4 DE JUNHO / (sábado)
12.30h - Abertura
Abertura do mercado de rua
10h / 19h - Exposição dos Santos de Vestir (4)
10h / 19h - Exposição dos 150 anos do Apostolado de Oração em Arruda dos Vinhos (5)
12.30h / 19h - Oficinas, ateliers e animação (1)
12h / 20h - Exposição “Mourasencantadas” (3)
14h - Teatro de rua “Contos e Fábulas” (2)
14h / 01h - Animação musical
Ao som de instrumentos musicais tradicionais portugueses, o grupo Terra Velhinha anima as ruas do Mercado.
Local: Recinto do Mercado
Participação: Terra Velhinha
www.facebook.com/terravelhinha
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
15h / 18h - Teatro de Robertos “Os Robertos são tão Espertos”
Local: Páteo do Morgado
Participação: Terra Velhinha
http://terravelhinha.com/os-robertos-que-sao-tao-espertos
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
16h / 01h - Animação musical com os “Gaiteiros da Freiria”
Em arruada, ao som de gaita de foles e instrumentos de percussão, os Gaiteiros da Freiria animam o Mercado com música tradicional portuguesa.
Local: Recinto do Mercado
Participação: Gaiteiros da Freiria, Associação Musical e Etnográfica - Torres Vedras
http://www.gaiteirosdefreiria.com
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
17h - Danças de época (6)
18h - Romagem à Nossa Senhora da Salvação
Pelas ruas do mercado, entre a Igreja da Misericórdia e a Igreja de N.ª Sr.ª da Salvação, os romeiros seguem orando. Na igreja de Nossa Senhora da Salvação os romeiros oferecem flores ao Sagrado Coração de Jesus. A romagem é acompanhada ao som de gaitas de foles.
Local: Recinto do Mercado / Igreja de Nossa Senhora da Salvação
Org.: Paróquia de Arruda dos Vinhos
21h - Danças de época (6)
22h - Animação teatral - Ritual Defumado de Purificação da Grei p’la Queimada Arrudense e Encharcada de Vinho
Este espetáculo rebusca as rezas e as mezinhas da tradição ancestral Arrudense. Usando as mais aromáticas ervas que o fértil solo de Arruda dos Vinhos dá, assistiremos, em torno do Monumental Chafariz Pombalino, ao maior defumadouro do reino e que será acompanhado de um grande ritual de purificação, quem sabe se herdado da tribo dos Túrdulos e que culminará com uma grande queimada Arrudense para afastar o mau-olhado e expulsar de vez os maus espíritos que assolam as vinhas e azedam os vinhos!
Para participar na purificação traga a sua Caneca do Mercado - à venda no Posto de Turismo.
Local: Largo do Chafariz / Rua Direita
Participação: Inóxio Associação Cultural/CRDA
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
23h / 24h00 - Animação Musical
Após o Ritual Defumado de Purificação da Grei pla Queimada Arrudense e Encharcada de Vinho’, ao som de instrumentos musicais tradicionais portugueses, tambores e gaita de foles, o grupo Gaiteiros da Freiria anima o Largo do Chafariz.
Local: Largo do Chafariz / Rua Direita
Participação: Gaiteiros da Freiria, Associação Musical e Etnográfica - Torres Vedras
http://www.gaiteirosdefreiria.com
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
01h - Encerramento do Mercado
5 DE JUNHO / (domingo)
12h - Abertura
Abertura do mercado de rua
10h / 15h - Exposição dos Santos de Vestir (4)
10h / 15h - Exposição dos 150 anos do Apostolado de Oração em Arruda dos Vinhos (5)
12h / 20h - Exposição “Mourasencantadas” (3)
12h / 19h - Teatro de rua “Contos e Fábulas” (2)
12h / 20h - “Riscar e Pintar o Mercado” - Encontro de aguarelistas e desenhadores de Rua
Um grupo de Aguarelistas e Desenhadores de Rua regista o mercado em aguarelas e desenhos.
Local: Recinto do Mercado
Org.: AAPOR, OesteSketchers e RibatejoSketchers
Apoios: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos
12h / 20h - Animação musical
Ao som de instrumentos musicais tradicionais portugueses, o grupo Terra Velhinha anima as ruas do Mercado.
Local: Recinto do Mercado
Participação: Terra Velhinha
www.facebook.com/terravelhinha
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
14.30h / 19h - Animação Teatral - Contos Populares
Contador de histórias invadem as ruas e contam histórias e lendas. Cada recanto da vila poderá ser palco para uma viagem ao imaginário do ‘Vale Encantado’.
Local: Recinto do Mercado
Org.: Alunos do Curso de Animação Sociocultural da Escola Profissional Gustave Eiffel
14.30h / 19h - Jogos Tradicionais
Pelas ruas joga-se e brinca-se à moda antiga. Brinque jogue e aprenda como se brincava no séc. XIX.
Local: Recinto do Mercado
Org.: Alunos do Curso de Animação Sociocultural da Escola Profissional Gustave Eiffel
15.30h - Danças de época
Espetáculo/ demonstração de danças de época, pelo alunos do Centro Escolar de Arranhó.
Local: Espaço AEJIA/Recinto do Mercado
Org.: Centro Escolar de Arranhó - Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Arruda dos Vinhos (AEJIA)
16h / 19h - Teatro de Robertos “Os Robertos são tão Espertos”
Local: Páteo do Morgado
Participação: Terra Velhinha
http://terravelhinha.com/os-robertos-que-sao-tao-espertos
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
16h - Danças de época (6)
17h - “Estendal”
Exposição e partilha de desenhos e pinturas do “Riscar e Pintar o Mercado”
Local: Jardim do Morgado
Org.: AAPOR, OesteSketchers e RibatejoSketchers
Apoios: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos
17h /19h - Animação Musical
O Rancho Folclórico Podas e Vindimas de Arruda dos Vinhos espalha a animação no mercado, ao som de modas de época.
Local: Largo do Chafariz/ Rua direita
Participação: Rancho Folclórico Podas e Vindimas
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e Rancho Folclórico Podas e Vindimas
20h - Encerramento do Mercado
Em detalhe
OFICINAS, ATELIERS E ANIMAÇÃO (1)
O Mercado da Rosinha
Espaço de jogos tradicionais, teatro de marionetas, mercado, onde os mais pequenos podem brincar em segurança e durante um período ilimitado de tempo, dando a oportunidade aos mais crescidos de visitarem o Mercado.
Assiste também ao teatro de robertos:
» Sexta-feira, dia 3, entre as 19h e as 22 h
» Sábado, dia 4, entre as 19h e as 22h
» Domingo, dia 5, entre as 18h e as 20 h
Local: Jardim do Morgado
Org.: Biju da Nini
“Reciclar e Reutilizar” não é só coisa do passado!
Sabia que a reciclagem e tratamento dado ao lixo são mais antigos do que pensamos? Venha aprender com as suas crianças a história da reciclagem e aprender o que podemos reciclar e como podemos reciclar.
Local: Recinto do Mercado
Participação: Agrupamento de Escuteiros de Arruda dos Vinhos
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
Espaço Rural
Espaço de exposição de animais
Local: Largo Miguel Bombarda / Adro da Igreja de Nossa Senhora da Salvação
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
Carrossel
Carrossel artesanal para crianças
Local: Largo Miguel Bombarda
Preço: 1€ por criança
Bodega Oitocentista
Taberna/loja Séc. XIX onde são confecionados e vendidos produtos alusivos ao séc. XIX e ao imaginário popular local.
Local: Espaço EJAF/Recinto do Mercado
Org.: Externato João Alberto Faria
AEJIA numa Viagem Especial
O visitante poderá refrescar-se com as saborosas bebidas, comprar artesanato local e divertir-se nos jogos tradicionais.
Local: Espaço AEJIA/Recinto do Mercado
Org.: Departamento de Educação Especial - Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Arruda dos Vinhos (AEJIA)
Viagem Oitocentista
Venda de produtos artesanais realizados pelos alunos do Centro Escolar de Arranhó.
Local: Espaço AEJIA/Recinto do Mercado
Org.: Centro Escolar de Arranhó - Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Arruda dos Vinhos (AEJIA)
“Os Empreendedores do 4.º Ano”
Venda de ervas, chás, artesanato e outros produtos produzidos pelos encarregados de educação de alunos do 4º Ano do AEJIA.
Local: Espaço AEJIA/Recinto do Mercado
Org.: Encarregados de Educação (turmas 4.º ano) - Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Arruda dos Vinhos (AEJIA)
“Taberna de Al-Ruta”
Arruda sabe receber os forasteiros…Ao chegar à Real Vila de Arruda será recebido numa taberna e loja de época. Aqui, o visitante dará o ponto de partida para uma viagem ao séc. XIX e ao quotidiano desta nobre vila entre o Ribatejo e o Oeste ‘saloio’.
Local: Rua João de Deus (Alcambar)
Org.: Loja G
Representação de Artes e Ofícios
O visitante poderá interagir e aprender antigas artes e ofícios na Oficina de Carpintaria, Oficina de Ferreiro e na Oficina de Tanoaria.
Local: Rua do Adro / Adro da Igreja de Nossa Senhora da Salvação
Artesãos: Mário Lopes, Sebastião Sarmento, Filipe Bragança e José “Espiga”
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
» Teatro de Rua (2)
“Contos e Fábulas”
São histórias e contos e fábulas tirados do fundo do baú da tradição arrudense e não só... histórias da história da gente pouco importante que, no todo, fizeram a história da gente.
Local: Recinto do Mercado
Participação: Inóxio Associação Cultural
http://contosefabulas.jimdo.com
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
» Exposição “Mourasencantadas”(3)
Na tradição das muito antigas lendas portuguesas, povoadas de histórias e seres fantásticos e na confecção das primitivas bonecas de pano, com a sua sabedoria feminina, estes belos espíritos da Natureza, almas guardiãs de tesouros e lugares mágicos, encantadoras de homens, escondem - se em grutas, penedos e fragas, ruínas e castelos, nos bosques profundos, nas nascentes ou nas pontes…
Local: Posto de Turismo
Org.: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e Sofia Pinto Correia
» Exposição dos Santos de Vestir (4)
Exposição dos Santos de Vestir, imagens e alguns elementos relativos à presença da Ordem Terceira de penitência do Seráfico Patriarca São Francisco de Assis, de Arruda dos Vinhos.
Local: Coro alto da Igreja de Nossa Senhora da Salvação
Org.: Paróquia de Nossa Senhora da Salvação de Arruda dos Vinhos
» Exposição dos 150 anos do Apostolado de Oração em Arruda dos Vinhos (5)
Exposição dos 150 anos do Apostolado de Oração em Arruda dos Vinhos, a rede de oração pelo Papa.
Local: Coro alto da Igreja e Nossa Senhora da Salvação
Org.: Paróquia de Nossa Senhora da Salvação de Arruda dos Vinhos e Centro do Apostolado de Oração de Arruda dos Vinhos.
» Danças de época (6)
Demonstração de danças de época por vários grupos de dança contemporânea.
Local: Recinto do Mercado
Org.: Grupos convidados por Dance Life Academy
INFORMAÇÕES
Datas: 3, 4 e 5 de junho de 2016
Local: Arruda dos Vinhos
cardapio.pt @ 31-5-2016 16:01:15
Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias