Ganhe mais energia com o Body Battery da Garmin

Chegou o período natalício e o ritmo do dia-a-dia intensifica-se, seja pelo trabalho, pelo trânsito do final do dia, o stress do dia-a-dia sumado ao stress dos preparativos para todos os momentos festivos que o esperam. Todo este ritmo tem um impacto muito negativo sobre as nossas horas de sono, os níveis de energia, a boa disposição e, em último caso, sobre a nossa qualidade de vida. As atividades desportivas, por muito leves que sejam, ajudam a equilibrar o corpo e a mente especialmente se forem bem doseadas.

cardapio.pt @ 18-12-2018 15:52:00

O Body Battery™ da Garmin analisa a variabilidade da frequência cardíaca - o intervalo de tempo entre cada batimento cardíaco - para lhe indicar se está a ter um dia calmo, equilibrado, stressante, ou se está em alguma fase intermédia. Um valor de Body Battery elevado indica que o utilizador deve manter-se ativo, um número baixo sugere descanso para recuperação. Este sistema ajuda os utilizadores a avaliarem e criarem padrões, para perceberem melhor de que forma os seus comportamentos e atividades dos últimos dias influenciam a forma como se sentem num determinado momento.

Descanso é a melhor fonte de energia

Os níveis de energia que precisamos para estarmos bem durante todo o dia, mentalmente e fisicamente, são repostos durante os períodos de recuperação - quando estamos mais calmos, nas pequenas sestas ou à noite quando estamos a dormir. São estas pausas que aumentam a nossa energia, mas é à noite que o mais importante processo de recuperação acontece.

Mas afinal o que é uma “boa noite de sono”, e como podemos saber se realmente as horas que dormimos foram realmente regeneradoras?

Os especialistas recomendam que os adultos durmam entre 7 a 9 horas todas as noites. Mas a verdade é que cada pessoa necessita de distintas horas de sono para recarregar a energia. O nosso corpo dá-nos, ao longo do dia, toda a informação que precisamos para gerirmos mais eficazmente a nossa energia e boa disposição, mas nem sempre conseguimos perceber esses sinais. O Body Battery™ faz isso por nós. Como? Vai reunindo todos estes dados e apresenta-nos relatórios que indicam o “nível de bateria” que o nosso corpo ainda tem.

Indicadores importantes

O exercício físico reduz consideravelmente a nossa energia, mas não necessariamente de uma forma negativa. Já o stress consegue “drenar” mais rapidamente a energia e prejudicar o nosso bem-estar. A velha máxima “corpo são em mente sã” faz todo o sentido. O cérebro faz parte do nosso corpo e influencia a forma como pensamos, resolvemos problemas, lidamos com as mais distintas situações, e até a forma como regulamos as nossas emoções. A monitorização de energia Body Battery™ utiliza uma combinação de dados relativos ao stress, à variabilidade do ritmo cardíaco, ao sono e à atividade para medir as reservas energéticas do corpo a qualquer momento, para desta forma podermos planear o dia e otimizar os tempos de atividade e descanso. Quando descansamos convenientemente e a nossa bateria está carregada sentimo-nos fisicamente frescos e mentalmente mais ágeis.

A informação dada pelo Body Battery™ da Garmin é também essencial para saber que tipo de treino deve fazer, com base nos níveis de energia do seu corpo. A desvantagem de fazer um treino exigente com bateria fraca é que, a longo prazo, os esforços podem ser contraproducentes. Os benefícios e ganhos obtidos através do treino são conquistados através de adaptações fisiológicas que respondem aos desafios colocados. Com poucas horas de sono, cansado e sob stress, o seu corpo não tem a mesma resistência. A informação facultadas pelo Body Battery™ e por todas as restantes funcionalidades dos equipamentos da Garmin ajuda os utilizadores a otimizarem e a personalizarem os seus treinos, para que estes sejam realmente mais eficazes.

É importante percebermos que a qualidade do sono não se mede apenas pelas horas que dormimos. 8 horas de sono agitado não serão certamente tão eficazes como 8 horas de sono profundo. O que fazemos à noite antes de irmos dormir influencia significativamente a qualidade do nosso sono e a quantidade de bateria que temos de manhã. O consumo de álcool, atividade desportiva à noite, o uso de dispositivos eletrónicos ou a visualização de filmes mais empolgantes são alguns dos fatores que reduzem a qualidade do sono.

cardapio.pt @ 18-12-2018 15:52:00