30/3/2019 a 30/3/2019 Teatro Nacional São João associa-se ao Dia Nacional dos Centros Históricos

Este sábado, 30 de março, assinala-se o Dia Nacional dos Centros Históricos. O Teatro Nacional São João, no Porto, associa-se a esta iniciativa com um programa de atividades centradas na Igreja de São Bento da Vitória.

cardapio.pt @ 29-3-2019 17:17:59

Integrada no Mosteiro de São Bento da Vitória, a Igreja de São Bento da Vitória é conhecida pela riqueza arquitetónica e monumental, como, por exemplo, o retábulo de talha da capela-mor, o órgão de tubos em talha e o coro alto, que apresenta relevos narrativos da vida de São Bento. Será possível optar por visitas livres à Igreja, entre as 10h00 e as 17h30, ou por visitas guiadas, às 10h30 e às 16h00.

O programa contempla ainda um concerto de órgão de tubos de Jonathan Ayerst, às 13h00. O pianista do Remix Ensemble Casa da Música – agrupamento de música contemporânea da Casa da Música – vai interpretar obras de alguns dos maiores compositores e organistas da era do Renascimento, como Orlando Gibbons, Thomas Weelkes, Martin Herbst, ou Girolamo Frescobaldi. Jonathan Ayerst iniciou a sua carreira musical nos coros das catedrais de Wells e Truro, no Reino Unido. É cofundador do ensemble vocal Capella Duriensis, considerado o embaixador internacional da música sacra portuguesa.

O concerto – coorganizado pelo TNSJ, pela Direção Regional de Cultura do Norte e pela Ordem Beneditina – é de entrada gratuita, até ao máximo de lotação da Igreja. As visitas têm um limite de 30 pessoas por grupo, sem marcação prévia. Os bilhetes devem ser levantados na bilheteira do Mosteiro de São Bento da Vitória meia hora antes de cada visita.

cardapio.pt @ 29-3-2019 17:17:59