21/10/2020 a 23/10/2020 Portugal Air Summit 2020: “Flying Digital” desafia os limites do espaço EuRoC: Rockets nos céus de Ponte de Sor

A 4.ª edição do Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica, realiza-se entre 21 e 23 de outubro de 2020, a partir de Ponte de Sor e com uma parceria inédita com a Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, para a promoção da primeira competição europeia de lançamento de rockets, que irá decorrer em paralelo com a cimeira.

cardapio.pt @ 9-10-2020 16:11:18

Tendo como tema principal “Flying Digital”, o evento assume, este ano, um formato híbrido, com a presença no local de oradores e convidados, mas com transmissão digital. Em 2020, “Flying Digital” é, não só o meio, como a mensagem: o ambiente em que a cimeira decorre é simultaneamente a oportunidade para chegar a um público mais vasto, extravasando os limites do espaço que ocupou até hoje, como também o mote perfeito para enquadrar um futuro pleno de desafios para os setores da Aviação, Espaço, Defesa e Aeronáutica, marcados por uma profunda viragem tecnológica.

A Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, e a Câmara Municipal de Ponte de Sor associam-se neste evento para promover em Portugal o EuRoc – European Rocketry Challenge, a primeira competição universitária europeia de lançamento de rockets, que procura estimular estudantes e investigadores de engenharia na concepção, construção e lançamento dos próprios veículos. Portugal lança a competição europeia que se baseia no legado da Irec-Intercollegiate Rocket Engineering Competition iniciada em 2006, hoje mundialmente conhecida como Spaceport America Cup.

Assim, o espaço destinado ao Portugal Air Summit verá surgir este ano novos pavilhões que acolherão os cerca de 120 concorrentes, distribuídos por 12 equipas, da competição. “O EuRoC está totalmente alinhado com os objetivos estratégicos da Portugal Space, nomeadamente porque contribui para o desenvolvimento de um quadro cultural e educativo capaz de impulsionar o desenvolvimento do sector espacial em Portugal”, afirma Ricardo Conde, presidente da Portugal Space. “Queremos motivar e encorajar crianças e jovens a prosseguir carreiras científicas e tecnológicas, porque este será um passo no sentido de reforçar as competências nacionais na área do Espaço. E haverá coisa mais motivadora que ver um rocket a ser lançado?”

“O Portugal Air Summit tem vindo a crescer a todos os níveis, ano após ano, assumindo-se como um espaço de excelência que reune as entidades e personalidades mais relevantes da indústria para debater e analisar o potencial e futuro da Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa. O desafio do contexto vivido, em plena pandemia, levou a desenvolver um conceito diferenciado, com a criação de uma sofisticada dinâmica digital. Assim, este ano o evento será transmitido em direto à semelhança de um canal de televisão. Encaixa perfeitamente numa cimeira profundamente ligada à tecnologia e à indústria de ponta. Este será o contexto ideal para se debaterem os temas mais prementes, num momento histórico de crise da aviação, com convidados que são as maiores referências nacionais e internacionais”, refere Nuno Molarinho, Managing Partner da TheRace, empresa organizadora do evento.

A partir de dois auditórios, e salas apropriadas para workshops e reuniões, bem como um espaço lounge propício a networking, o Portugal Air Summit garante a transmissão em direto na sua plataforma online e num canal da MEO de dezenas de conferências com os principais vultos nacionais internacionais, painéis de discussão, apresentações e workshops. A cimeira, que nas últimas edições proporcionou 500 reuniões B2B e B2C, além de mais de 2500 contactos B2B, dos quais 10% foram convertidos em negócio, mantém uma forte e cimentada aposta nas reuniões entre empresas, já que tal se assume como uma forma de dinamizar o setor.

“O cluster aeronáutico tem Ponte de Sor como ponto de referência nacional e internacional e, até num contexto de incerteza, o aeródromo abre novos cursos técnicos de apoio à indústria aeronáutica. Uma visão que tem permitido dinamizar economicamente e ao nível do emprego a cidade de Ponte de Sor. Numa fase tão inesperada e exigente como a que passamos é necessário apostar na economia e analisar soluções para que possamos superar os desafios e dinamizar a economia”, destaca Hugo Pereira Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

O Portugal Air Summit assumir-se-á como um evento Covid-19 Safe, estando a ser criado um plano conservador que respeite todas as medidas de distanciamento necessárias no decorrer do evento, de acordo com as práticas e recomendações definidas pela DGS.

cardapio.pt @ 9-10-2020 16:11:18


Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias