7/4/2021 a 7/4/2021 Moinhos "Abertos" 2021

Dia Nacional dos Moinhos

Depois do adiamento de 2020, comemora-se uma vez mais a 7 de abril o Dia Nacional dos Moinhos, dedicado a um dos maiores ícones identitários das nossas comunidades e territórios.

cardapio.pt @ 6-4-2021 16:46:38

Moinhos Abertos é uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o objetivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.

Esta iniciativa promovida pela Etnoideia tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, cujos membros não pertencentes à Rede Portuguesa são convidados a aderir e colaborar. A TIMS colabora ainda ao nível da divulgação internacional do evento por todo o mundo.

Os Moinhos contam com a participação ativa de inúmeros proprietários de moinhos, moleiros, entusiastas, investigadores, empresários, autarquias, museus… em todo o território nacional!.

Este dia, além de chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses serve também para identificar problemas e oportunidades, germinar projetos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc) com a participação de ativistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas em torno deles.

É também uma oportunidade única para aumentar o número de pessoas e instituições que constituem a Rede Portuguesa de Moinhos reforçando a sua implantação e representatividade nacional e, consequentemente, a sua capacidade de ação a favor dos moinhos tradicionais portugueses.


A TSF, parceira da iniciativa, dedicará o dia aos Moinhos de Portugal, seja em noticiários, crónicas e apontamentos de reportagem simbolicamente feitos entrevistando moleiros profissionais de moinhos de vento e água, ainda em laboração, em 3 regiões:

Centro/Norte – Moinho da Quinta da Areia (Mira)Moleiro: Sr. ManuelTSF: manhã, depois das 9h30Sul – Moinho do Cerro dos Moinhos Juntos (Odemira)Moleiro: Sr. José GuilhermeTSF: tarde, depois das 15h00Centro – Moinho da Bordinheira (Torres Vedras)Moleiro: Sr. Joaquim ConstantinoTSF: tarde, antes das 18h00REPETE AO SÁBADO, dia 10:Centro/Norte – Moinho da Quinta da Areia (Mira)Moleiro: Sr. ManuelTSF: manhã, depois das 8h00Centro – Moinho da Bordinheira (Torres Vedras)Moleiro: Sr. Joaquim ConstantinoTSF: manhã, depois das 9h00Sul – Moinho do Cerro dos Moinhos Juntos (Odemira)Moleiro: Sr. José GuilhermeTSF: tarde, depois das 16h00

cardapio.pt @ 6-4-2021 16:46:38


Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias