19/6/2021 a 18/7/2021 Nova Arcada inicia programa cultural com artistas e entidades locais

O Centro Comercial Nova Arcada, em Braga, inicia este mês de junho a agenda cultural integrada na iniciativa Cultura no Centro — um projeto transversal a todos os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra com o objetivo de promover a cultura e apoiar os artistas. 

cardapio.pt @ 23-6-2021 11:47:24

No dia 27 de junho, o Nova Arcada vai receber um espetáculo gratuito de fado, às 13h, na praça da Restauração, com Ana Ferreira, natural de Braga, a propósito da primeira edição do “Arcada do Fado”. Adicionalmente, e até dia 18 de julho, estará patente a exposição “São de Barro... mas são Santos, são os Santos Populares”, cujos autores são barristas e artesãos da região de Barcelos.

O “Arcada do Fado” de Ana Ferreira que foi pensado especialmente para o Nova Arcada, tendo surgido da vontade de promover a cultura, neste caso, em especial, o fado.

Este é um dos vários eventos programados para este ano com artistas da comunidade local, resultantes da convocatória aberta às áreas criativa e da cultura, lançada no ano passado. O Nova Arcada vai promover mais dois projetos bracarenses ainda em 2021: o espetáculo da banda Bemóis de S. Caetano, previsto para agosto, e várias oficinas com experiências para os miúdos com o Projecto Expressar, que irão decorrer em setembro.

Para Pedro Leite, diretor do Nova Arcada, “o início da agenda cultural no Centro reforça o caminho do Nova Arcada que, desde a sua abertura, aposta em iniciativas com artistas portugueses, muitos deles locais. É uma honra para o Centro servir de palco para dar a conhecer as tradições e talentos da região, desde músicos a artesãos, entre muitos outros”.


Fado na voz de bracarense em concerto gratuito

Ana Ferreira, acompanhada de Rui Beirão, executante de Guitarra Portuguesa, e José Pereira, músico e guitarrista, será protagonista de um espetáculo de fado marcado para domingo, dia 27 de junho, pelas 13h, na Praça da Restauração.

A artista vai viajar pelos fados tradicionais icónicos, passando pelas Marchas, temas populares e pelos temas fadistas mais conhecidos do público, fazendo também deste um momento de celebração das grandiosas festas de São João de Braga, já que o São João acontece a 24 de junho.


A tradição dos Santos Populares com um twist contemporâneo

Entre 19 de junho e 18 de julho, o Nova Arcada vai ter patente a exposição “São de Barro... mas são Santos, são os Santos Populares”. Dinamismo, movimento e ousadia são sinónimos daquilo que se poderá encontrar na Praça Central, no Piso 0, durante cerca de um mês, desde um Santo António numa trotinete a um São João a andar de bicicleta.

A exposição quer não só mostrar a forma como os barristas e os artesãos de outras produções do concelho de Barcelos retratam estas figuras religiosas de grande tradição cultural e popular, como potenciar a valorização e promoção da cultura portuguesa junto da comunidade.

cardapio.pt @ 23-6-2021 11:47:24


Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias