9/4/2022 a 25/4/2022 Vista Alegre assinala Turismo Industrial com iniciativas para toda a família

O Museu Vista Alegre e o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, associam-se entre os dias 9 e 25 de abril, a um conjunto de iniciativas culturais, nacionais e internacionais, que proporcionam o contacto com o património cultural e industrial do Lugar da Vista Alegre em Ílhavo. 

cardapio.pt @ 5-4-2022 17:44:18

Integrando o programa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, o Museu Vista Alegre junta-se à celebração nacional do programa “À descoberta do Turismo Industrial”. Esta comemoração agrega as iniciativas “Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre”, “Indústria Viva” e um programa de visitas guiadas alertando para a necessidade de preservação e valorização do património.


“Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre”

As comemorações têm início no dia 9 de abril às 10 horas, com a oficina “Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre”, uma ação destinada a iniciados, que tem como objetivo dar a conhecer alguns dos princípios do desenvolvimento de uma decoração em porcelana. Partindo de motivos icónicos do universo Vista Alegre, os participantes são convidados a desenvolver a decoração de uma peça, transferindo o motivo para a superfície cerâmica e completando a pintura do mesmo. A inscrição nesta ação, que acontece no Serviço Educativo do Museu da Vista Alegre até às 13h00, é obrigatória, devendo ser efetuada até três dias antes. O valor é de 29 euros por pessoa e inclui os materiais necessários e acompanhamento. A peça poderá ser levantada, depois de cozida, na receção do Museu Vista Alegre.


“Indústria Viva”

A iniciativa, “Indústria Viva” estende-se ainda às salas de exposições do Museu Vista Alegre, onde, nos dias 9 e 10 de abril, entre as 15h00 e as 18h00, decorrem demonstrações de ofícios de escultura, com a presença de um oleiro da Vista Alegre, que estará a trabalhar ao vivo, revelando a técnica de fabrico de uma peça escultórica. No fim-de-semana de 23 e 24 e abril, as demonstrações de ofícios regressam, desta vez com pintura a pincel. Entre as 15h00 e as 18h00, um pintor estará na sala de exposições do Museu para ao vivo apresentar esta técnica artística ancestral. A sessão está disponível mediante aquisição de ingresso no local.

Visitas guiadas alertam para a necessidade de preservação e valorização do património

Contempladas nesta grande ação cultural, haverá nos dias 12, 13 e 14 de abril, às 16h00 visitas guiadas ao Bairro Operário, um espaço residencial industrial que nasceu com a fundação da fábrica em 1824 e que, ao longo de quase dois séculos, se converteu num espaço de vivências e sociabilidades de uma comunidade, cuja identidade se encontra profundamente ligada à fábrica de porcelanas. Um espaço de memórias recentemente reconvertido para criar novas memórias, que pode ser visitado gratuitamente, mediante marcação prévia ou no próprio dia, sujeito à lotação da atividade com duração de 45 minutos.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A 18 de Abril, data em que se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Vista Alegre promove visitas guiadas e livres à Capela de Nossa Senhora da Penha de França, mais conhecida como Capela da Vista Alegre, classificada como Monumento Nacional e uma jóia artística que integra o conjunto arquitetónico do Lugar da Vista Alegre. O Museu junta-se, assim, ao “ICOMOS -International Council of Monuments and Sites” e celebra o património cultural, sensibilizando para a importância da preservação, valorização e vulnerabilidade do mesmo.

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel com programa especial de alojamento

Acompanhando este conjunto de iniciativas, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel tem como proposta um programa de alojamento, que proporciona o conforto e a tranquilidade necessários para usufruir do icónico Lugar da Vista Alegre a dois, em família ou com amigos. A unidade convida a momentos únicos de lazer, spa e bem-estar com vista para a ria. Do património industrial e cultural à gastronomia regional, o hotel permite desfrutar da beleza natural das paisagens e a relaxar no conforto do quarto, suite ou apartamento, disponíveis em três zonas distintas de alojamento, cada uma delas com características e atmosfera próprias, proporcionando opções diferentes para uma estadia perfeita.

Reservas:

Museu Vista Alegre - Tlf: 234 320 628; museu@vistaalegre.com

Montebelo Hotels & Resorts - Tlf. 232 420 000; reservasmontebelo@montebelohotels.com

cardapio.pt @ 5-4-2022 17:44:18


Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias