19/5/2022 a 27/5/2022 VI Festival Mental em Lisboa

O Festival Mental regressa para a sua VI edição que acontece no Cinema São Jorge, Atmosfera M e Ferroviário de 19 a 27 de maio. 

cardapio.pt @ 1-5-2022 15:06:00

O Festival mantém na sua programação o M-Cinema - Mostra Internacional de Curtas e Longas-metragens, os painéis M-Talks seguidos de Filme Temático, M-Debate, Literatura, Dança, o M-Jovem, este ano com programação reforçada incluindo cinema, para além do já habitual teatro e Música com o evento My Story My Song.

M-Cinema – Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens iniciou o seu trajeto em 2018 com a abertura de uma OpenCall para submissões, através da plataforma FilmFreeway. Desde então as submissões não param de crescer, oriundas de todos os pontos do globo e cada vez mais de território nacional. Isto tem vindo a enriquecer a programação do M-Cinema que agora pode contar com as mais variadas abordagens cinematográficas sobre a saúde mental. As escolhas são feitas pela equipa residente de selecionadores, vindos das áreas da saúde mental e/ou do cinema. 

Mental Jovem conta com uma programação reforçada nesta edição. Pelo crescente pedido de escolas e interesse público para este target, 2022 trará um M-Cinema Jovem, curtas-metragens que visam o público jovem e duas peças de teatro distintas na forma e na encenação. 

As M-Talks contam como sempre com painéis de luxo, moderados por jornalistas. Os temas em destaque este ano são Medo, Direitos Humanos e Saúde Mental e Trauma e Superação, com intervenientes de várias áreas de especialização: da saúde mental, ao cinema, à sociologia, alargando-se assim o âmbito quer nas perspetivas quer na excelência das conversas que para além do tema, têm como linha condutora o usual filme temático que segue a conversa. 

M-Debate tem como temática a Saúde Digital para falar claro e claramente sobre o Direito à Privacidade e o Direito a Desligar. O evento é de entrada livre e convida à participação ativa do público.
O M-Debate tem a participação de Fernando Alvim, locutor e humorista, Miguel Oliveira da Ordem dos Psicólogos Portugueses e José Pereira, associado da Abreu Advogados. 

No programa há ainda espaço para a Dança, com o Núcleo de Dança Terapia do HPL que terá presença no último dia do Festival Mental no Cinema São Jorge.


Literatura, com mais uma edição da chancela Mental, será assinada por Rita Tormenta, com o título “Centrifugar ângustias a 1600 rpm” e é apresentada no Atmosfera M dia 26 de Maio.

Para fechar o Mental em Lisboa não podia faltar a música, com o My Story My Song, um showcase onde os artistas são convidados a escolher temas que os ajudaram a ultrapassar momentos difíceis e a partilharem a sua história com a audiência. O cartaz deste ano tem como convidados JP Simões e Luiz Caracol, no Ferroviário dia 27 de Maio.

Para Ana Pinto Coelho, diretora e curadora do Mental, “o foco na Cultura é uma vertente essencial como grande aliada terapêutica da Saúde Mental, tanto na prevenção, como para ajudar a entender um Mundo de questões e problemas” e reforça que “o M-Cinema é uma faceta importante para nós” e que as M-Talks trazem “debates cada vez mais urgentes e atuais num mundo em permanente mudança”.

Este festival é uma produção da Safe Space Portugal, uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2017 para promover a saúde mental, o bem-estar psicológico e combater a iliteracia sobre o tema. 
Com a saúde pública como seu foque principal e com uma escolha de ambientes e espaços seguros, o Festival Mental convida à promoção, à partilha de experiências e à comunicação de ideias, enquanto se combate o estigma, preconceito e isolamento.

O Mental conta como sempre com a coprodução da Coordenação Nacional das políticas de Saúde Mental e nesta edição com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

A agenda está disponível em www.mental.pt/agenda e os bilhetes poderão ser adquiridos na TicketLine e nos próprios locais.

cardapio.pt @ 1-5-2022 15:06:00


Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias