19/8/2022 a 21/8/2022 Comemorações do 214.º aniversário da Batalha do Vimeiro, na Lourinhã

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de agosto, o município da Lourinhã, em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro, com a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e com a Associação Napoleónica Portuguesa (ANP), celebrará o 214º aniversário da vitória da histórica Batalha do Vimeiro, com um conjunto de atividades comemorativas para todos os públicos, na área envolvente do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

cardapio.pt @ 16-8-2022 10:10:00

Num formato diferente e mais pequeno que nos anos anteriores, o concelho da Lourinhã tem preparado um conjunto de atividades temáticas sobre um episódio histórico que remonta ao ano de 1808 e que pôs termo à Primeira Invasão Francesa. Para inserir os visitantes no verdadeiro espírito da época, o cartaz cultural das comemorações contará com um Baile Oitocentista, que terá lugar às 22h do dia 19 de agosto, no Monumento Comemorativo do 1º Centenário da Batalha do Vimeiro. Este baile será dinamizado pelo Grupo de Danças Históricas da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

Continuando a viagem ao início do século XIX, o município organizará uma Escaramuça Noturna com Grupos de Recriação Histórica, que terá lugar junto ao Acampamento Militar, no dia 20 de agosto, às 22h.

Em destaque estão também as atuações de três bandas que prometem trazer animação musical às celebrações. No dia 19 de agosto, às 23h, terá lugar um concerto da banda Ciclo das Quintas. Já às 23h do dia 20 de agosto, subirá ao palco a banda Adiafa. E no dia 21 de agosto, às 17h, os visitantes poderão contar com uma atuação do grupo Pé D’Areia. 

Às 10h do último dia das comemorações, 21 de agosto, irá decorrer, no Monumento Comemorativo, uma Cerimónia de Homenagem aos Combatentes da Batalha do Vimeiro. Organizada pelo Município da Lourinhã em colaboração com o Exército Português, este momento vai reconhecer aqueles que com a sua força e coragem saíram vitoriosos no dia 21 de agosto de 1808. Na cerimónia, terá lugar ainda a Entrega de Diplomas “Amigo do CIBV (Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro)”. 

Além destas fantásticas atrações, os visitantes poderão encontrar espetáculos de animação de rua, tasquinhas, workshops diversos, mostras de produtos gastronómicos, artesanato e demonstração de ofícios. 

“As comemorações do aniversário da Batalha do Vimeiro são um momento único para reconhecer as pessoas que fizeram e continuam a fazer a vida coletiva da nossa região. Queremos celebrar um episódio de enorme importância para a história de Portugal com um programa diversificado em que a cultura e as gentes do nosso concelho são os verdadeiros protagonistas”, menciona João Serra, Vereador do Município da Lourinhã. 

Mais informações sobre o programa poderão ser consultadas na página de Facebook do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

cardapio.pt @ 16-8-2022 10:10:00


Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias