8/3/2023 a 8/3/2023
Dia da Mulher: WOW promove Fórum “Arte e Cultura: Feminino Plural”
Arte e cultura, substantivos femininos que juntos perfazem um poderoso substrato plural. É com base nestes pilares que o WOW pretende promover o diálogo e a pluralidade. O Fórum “Arte e Cultura: Feminino Plural” vai decorrer no dia 8 de março, às 18h, no Museu da Região do Porto, do WOW, em Vila Nova de Gaia.
cardapio.pt @ 1-3-2023 16:58:00
A criação do evento foi motivada pelo Dia da Mulher, mas não se esgota na efeméride. “A igualdade não tem género, é suprema e esbate preconceitos e assimetrias. Neste fórum partimos da premissa das conquistas que as mulheres tiveram (e têm) historicamente de desbravar, mas o diálogo e a pluralidade são elementos-chave”, explica Marta Bravo, diretora dos Museus do WOW, o quarteirão cultural de Gaia.
“Numa fase de preparação para o evento, envolvemos as equipas do WOW, questionamo-nos sobre o papel da mulher, o legado, as conquistas e os desafios e acabamos a discutir também outras desigualdades. Haverá sempre muito conteúdo para debater e é, por isso, que queremos fazer deste Fórum um evento que se repete, até que um dia, idealmente, não seja necessário – esse será um dia muito feliz”, completa Marta Bravo.
Para dar corda à conversa, o WOW vai reunir no auditório do Museu da Região do Porto mulheres proeminentes no mundo da Arte e da Cultura, entre elas: Maria de Fátima Lambert, Minês Castanheira e Joana Castro.
Maria de Fátima Lambert é Professora Coordenadora de Estética e Educação na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde coordena a licenciatura Gestão do Património e o Mestrado Património, Artes e Turismo Cultural. No mesmo instituto, coordena a linha de investigação de Cultura, Arte e Educação. Integra ainda várias comissões científicas e editoriais de revistas científicas em Portugal, Espanha e Brasil. Também acrescenta ao currículo as funções de Crítica de Arte e Curadora Independente. De destaque, o livro publicado em 2022: “Musas em ação – personalidades, ideias e obras”.
Minês Castanheira é fundadora do Bairro dos Livros, ao lado de Catarina Rocha, onde desenvolve o seu trabalho artístico e criativo transdisciplinar. Autora de livros de poesia, foi Prémio Jovens Escritores em 2005. É também coautora dos Mapas dos Livros, Guias Literários criados pelo Bairro dos Livros, que têm mapeado o património cultural de vários territórios do país (Porto, Penafiel, Baião, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Évora). Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, é pós-graduada em Comunicação e Gestão Cultural pela Universidade Lusófona e estudou Literatura Comparada. O seu último livro "No princípio era a dança", foi publicado em 2022 pela Fresca, chancela editorial da Poetria.
Joana Castro afirmou-se no mundo da dança como dançarina, intérprete, coreógrafa e criadora. Em 2006, concluiu o curso em Dança Contemporânea na Balleteatro Escola Profissional. Logo no ano seguinte, estreia-se como intérprete no espetáculo “Movimentantes”. Como criadora, há a salientar “In this empty House”(2006), “In Vitro”(2007/8), e “Destined for Nothing” (2009/10). Com MC4, interpretou “Gostaria de dizer algo…”, no Festival Internacional de Solos e Duetos (Venezuela) e em festivais e encontros em Portugal. Leciona com regularidade aulas de dança contemporânea, dança criativa e ballet clássico. É Diretora Artística da Kale Companhia de Dança, desde 2016.
O bilhete para o Fórum “Arte e Cultura: Feminino Plural” já está disponível. O valor de 20€ dá direito à participação no evento, ao cocktail que o sucede e ainda um bilhete para o Museu da Região do Porto para usar no período de um mês, permitindo uma visita futura.
Apesar de o mote ser no feminino, todos estão convidados a participar, intervir e acrescentar valor. Quem pretender, desde já, enviar questões às oradoras, para que esses temas sejam versados no Fórum, pode enviar email para feminino.plural@wow.pt, até ao dia 1 de março.
cardapio.pt @ 1-3-2023 16:58:00
Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias