Tapetes floridos embelezam ruas do centro histórico de Monção
A Festa da Senhora da Rosa, que decorre este fim de semana, 10 e 11 de maio, tem ponto alto com o embelezamento das ruas do centro histórico por parte dos residentes. Os funcionários da autarquia, com a ajuda de vários elementos de uma associação da localidade galega de Ponteareas, “decoram” o Largo de Camões.
cardapio.pt @ 9-5-2014 17:11:04
A Festa em Honra de Nossa Senhora da Rosa, uma das festividades mais acarinhadas pela comunidade monçanense, realiza-se nos dias 10 e 11 de maio, com um programa preparado pela respetiva comissão de jovens e preenchido por diversas atividades religiosas e culturais.
Assim, no sábado à noite, a partir das 21h30, celebra-se a missa solene na Igreja da Misericórdia, seguida de procissão de velas pelas principais artérias da vila com a imagem de Nossa Senhora da Rosa a ser transportada por jovens. Um momento muito participado pela população local.
A partir das 24h00, inicia-se a ornamentação das ruas do centro histórico pelos respetivos moradores. O trabalho dura grande parte da noite, aliando-se o trabalho dos residentes ao convívio e comentários de quem passa. Há sempre um elogio ou um café trazido por uma mão amiga.
De manhã, as ruas “acordam” enfeitadas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores com criativos desenhos geométricos e diversos motivos religiosos. Até início da tarde, são milhares as pessoas que visionam os tapetes floridos e que, a partir das 16h30, participam na missa solene na Igreja Matriz seguida da bênção e distribuição de rosas e procissão pelo centro histórico.
O Largo de Camões, espaço fronteiro ao edifício dos Paços do Concelho, vai ser “ornamentado” por vários trabalhadores da autarquia. Nesta tarefa, contam com a colaboração de elementos de uma associação de Ponteareas, localidade galega que dista sensivelmente 15 quilómetros de Monção.
Esta amabilidade de nuestros hermanos será retribuída na Festa do Corpus Christi com uma comitiva de trabalhadores locais a fazer trabalho semelhante numa rua do casco urbano de Ponteareas. A tradição comum é uma realidade em ambas as margens do rio Minho e o povo, orgulhoso da sua cultura, teima em preservá-la e valorizá-la.
cardapio.pt @ 9-5-2014 17:11:04
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias