10/4/2018 a 30/4/2018 Exposição "Ditados e Situações" de Luís Artur Cardoso Pereira na Casa-Museu Medeiros e Almeida

A sabedoria popular, que se apresenta retratada em pintura na obra de Luís Artur Cardoso Pereira, chega à Casa-Museu Medeiros e Almeida em Lisboa com a exposição “Ditados e Situações”.

cardapio.pt @ 10-4-2018 18:24:43

Esta exposição de pintura, patente ao público de 10 a 30 de abril e com entrada livre, apresenta um conjunto de trabalhos de situações quotidianas e intemporais, aliando a sabedoria à ironia dos ditados populares. São 40 as obras expostas, de quadros com pintura a óleo não figurativas, mas de momentos reais, que revelam o olhar de Luís Artur Cardoso Pereira de diferentes situações, representando a interpretação da ambiguidade das circunstâncias da vida.

“No melhor pano cai a nódoa” ou “Das tripas coração” são alguns dos títulos das obras, onde Luís Cardoso Pereira transmite pistas sobre o significado de cada peça, mas deixando a liberdade para cada um refletir e apropriar-se de um momento da sua própria vida.

O objetivo do artista não é apresentar quadros terminados, mas que tenham uma história por contar, permitindo a cada pessoa concluir a obra segundo o seu olhar. Ao apresentar diferentes contrastes, luz e sombra, pretende desdramatizar as circunstâncias da vida, com uma visão irónica e de esperança, projetada em cada quadro.

António Pina Pereira refere-se à obra de Luís Artur Cardoso Pereira como “Os seus quadros para além de belos, são também a fonte de inspiração e reflexão sobre a “origem e finitude” das nossas vidas e de alerta para a urgência de encontrarmos caminhos de paz, amor e justiça”.

Luís Artur Cardoso Pereira realizou dezassete exposições individuais e participou em mais de trinta coletivas, dedicando-se desde muito novo à pintura a óleo. Nesta exposição encontram-se trabalhos selecionados dos últimos três anos. Sendo um trabalho verdadeiramente pessoal, recusa a ideia da fatalidade procurando transmitir a sensação de tranquilidade.

Uma exposição gratuita a não perder, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, de 2.ª a sábado, das 10h00 às 17h00, até ao dia 30 de abril.


Informações

Datas: 10 a 30 de abril de 2018

Local: Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa

Horário: Segunda a sábado das 10h00 às 17h00

Preço; Entrada livre

cardapio.pt @ 10-4-2018 18:24:43