19/9/2020 a 27/9/2020 7.º Festival WOOL - Covilhã Arte Urbana

WOOL, o mais antigo festival de Arte Urbana de Portugal, que surgiu em 2011 fruto de uma iniciativa privada, com o claro objectivo de homenagear a história e identidade única deste território, regressa ao centro histórico da Covilhã entre os dias 19 a 27 de setembro de 2020 para a sua sétima edição. A arte urbana volta a tomar a cidade beirã. 

cardapio.pt @ 1-9-2020 17:46:43

As intervenções e atividades que integram a programação WOOL 2020 contemplam Pintura Mural, Instalação, Estreia nacional do filme "Martha: A Picture Story", Conversas com artistas, visitas guiadas e workshops.

Esta edição do WOOL chega-nos um pouco mais tarde que o habitual devido à atual pandemia, mas volta em força com a sua habitual programação, adaptada a todas as necessidades e cuidados a ter em conta dada a atual situação epidemiológica. Neste contexto, as atividades previstas para o WOOL 2020 serão realizadas, essencialmente, ao ar livre.

Entre os convidados desta 7.ª edição do WOOL, surgem nomes de alguns dos artistas mais promissores da arte urbana a nível mundial, com Jofre Oliveras e Alberto Montes. Os portugueses convidados a integrar esta edição são Tiago Galo e Catarina Glam, que criará um conjunto de peças que se instalarão por vários locais do centro histórico da cidade.


"Arrebatamento" por Bosoletti. Wool'17.

"Arrebatamento" por Bosoletti. Wool'17.

Nesta 7.ª edição, teremos ainda de destacar a estreia do documentário Martha: A Picture Story realizado pela australiana Selina Miles, que regista o percurso da foto-jornalista Martha Cooper, cujas fotografias realizadas ao longo das últimas 5 décadas, a tornaram um ícone deste movimento artístico global.

Para além do grupo de artistas visuais / plásticos referidos, foi lançado o desafio ao fotógrafo de paisagem e viagem Rui Gaiola, natural da Covilhã, de apresentar uma exposição de fotografia em grande escala em pleno espaço público. SERRA AO ALTO, será o resultado deste desafio, que igualmente trará ao WOOL este reconhecido fotógrafo para uma palestra e masterclass. 

No que diz respeito à restante programação, haverá ainda:

- Dois workshops, um de Fotografia de Viagem e Paisagem com Rui Gaiola  e outro de Estamparia com Carimbos.

- As usuais Conversas Com Artistas, a melhor forma de conhecer os talentos que estarão em trabalho pela Covilhã

- Visitas Guiadas por todas as obras deixadas na Covilhã em mais uma edição do WOOL.

O WOOL acontece há 6 edições e conta com mais de 40 intervenções, todas localizadas em pleno centro histórico da cidade da Covilhã. 

Clique aqui para ver o mapa interativo das intervenções.


Programação

MURAIS


JOFRE OLIVERAS ES

Largo Dr. Valério de Morais, 100
Jofre Oliveras é artista visual e activista espanhol reconhecido por trabalhar a arte como instrumento de transformação social em espaço público. 


Jofre trabalha com diferentes técnicas que muitas vezes são condicionadas pelo contexto, uma vez que no seu processo, a realização de uma ideia implica a assimilação de uma (sempre) nova conexão com o espaço. As suas pesquisas podem oscilar entre as artes plásticas, passarpela utilização de diversos tipos de processos e materiais.


O seu trabalho consiste na investigação das sociedades contemporâneas como forma de gerar crítica e debate sobre os conflitos de poder, percepcionados através das atitudes e comportamentos mais comuns das diferentes comunidades. 


Por conseguinte, Jofre acredita que a arte deve ser uma ferramenta para definir as necessidades de mudança nas pessoas, na sociedade e no contexto histórico.

ALBERTO MONTES ES

Rua dos Bombeiros Voluntários, 10


Alberto Montes, natural de Sevilha e formado em Belas Artes pela Universidade de Sevilha é um jovem artista plástico que desenvolve o seu trabalho, inspirado na pintura dita clássica, tanto em estúdio como pelas ruas. 


Já participou em inúmeros projectos entre os quais se destacam a II Bienal Universitaria Andaluza de Arte Contemporáneo (BIUNIC, 2017), as residências artísticas CREENÇA (Berga, 2018), HOMELESS (Miami, 2018) e Void Projects Residency (Nueva York, 2019) e a exposição colectiva TÀPIA (Barcelona, 2019). 


É detentor de vários prémios, entre os quais se destacam a 1º Medalla de Oro de la beca El Paular (Segovia, 2017) e o 1º Premio CREA JOVEN (Sevilla, 2018).


Recentemente, tem participado em festivais de arte urbana, como LIMIT Festival (Avià, 2018), 12+1 Project, Contorno Urbano (Barcelona, 2018), GARGAR Festival (Penelles, 2019), M.I.A.U. (Fanzara, 2019), WIDE OPEN WALLS (Sacramento, EEUU, 2019), M.A.U. Festival (Coria del Río, 2019), HOMEMURALFEST e GUAU (Torrellas, 2020).


CATARINA GLAM PT

1/6 Travessa da Alegria, 32

2/6 Rua das Portas do Sol, 1

3/6 Rua do Castelo, 4

4/6 a descobrir

5/6 a descobrir

6/6 a descobrir


Catarina Glam é uma artista visual portuguesa, que se foca principalmente no desenvolvimento de esculturas e instalações públicas.


Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, desde cedo se dedicou à arte urbana e ao design de personagens. Após um percurso inicial pelos universos do graffiti e do papercraft, encontrou na pintura de murais e na escultura em madeira a possibilidade de aumentar a escala das suas criações, de forma a permitir que elas pudessem existir na rua. 


A estética das peças que cria é um reflexo do seu interesse por geometria e carpintaria, tendo encontrado nos sólidos geométricos o ponto de partida para materializar as suas personagens. Sendo a busca de técnicas e soluções uma constante do trabalho que desenvolve, a reciclagem de materiais assume muitas vezes um papel importante na concepção das suas obras.
Porque acredita que cada peça tem a sua própria mensagem, o objectivo actual da artista é espalhar as suas pinturas e esculturas por várias cidades e contextos nacionais e internacionais.

TIAGO GALO PTLargo da Infantaria, 21


Tiago Galo é um ilustrador português baseado em Lisboa. 
Começou o seu trabalho como ilustrador colaborando em pequenos fanzines e exposições, antes de terminar a sua formação em arquitectura na Universidade Técnica de Lisboa. 


Em 2011 ganha o prémio de melhor banda desenhada na competição Amadora BD e em 2014 conclui o curso de Digital Art Director na Edit Creative School em Lisboa. 
Após alguns anos a trabalhar como arquiteto, vagueou erraticamente pelo submundo e voltou ao seu trabalho como ilustrador. 


Actualmente trabalha como ilustrador freelancer para clientes como a The Hollywood Reporter, Flipboard, National Geographic Travel, Penguin Random House, Boston Globe, Google, BBC Focus, Casa da Música, Vogue, GQ, Time Out,  Financial Times, Canadian Business Magazine e Condé Nast Traveler.

EXPOSIÇÃO


SERRA AO ALTO por RUI GAIOLA PT
Rua 6 de Setembro, 53-61

Serra ao Alto" é uma exposição de fotografias da Serra da Estrela, extraídas do livro  "I wish I could drive these roads forever" de Rui Gaiola. São 10 fotografias captadas ao longo de 4 anos em diferentes alturas do ano no ponto mais alto de Portugal Continental, um dos lugares preferidos do autor.


Rui Gaiola, nascido na Covilhã no Inverno de 1987, cresceu no Sabugal, concelho da Guarda e é formado em Design Gráfico. Neste momento vive em Lisboa, é fotógrafo freelance, cada vez mais focado em fotografia de viagem e natureza. A sua fotografia já foi alvo de destaque em artigos na National Geographic Portugal, revista Observador, e Público (P3) e teve uma exposição de fotografia intitulada “NY SF LA” em vários pontos do país. 


No início de 2020, decidiu fazer o seu primeiro livro de fotografia "I wish I could drive these roads forever", que regista a fotografia e aventura por 10 territórios distintos do nosso planeta. 

WORKSHOPS

FOTOGRAFIA DE VIAGEM E PAISAGEM

orientado por RUI GAIOLA PT


27 setembro (domingo)10h00 > 13h00

A Tentadora - Rua Alexandre Herculano, 21


Participação gratuita e limitada a 10 pessoas, mediante inscrição por email: info@woolfest.org

Este workshop destina-se a pessoas que gostem de fotografia e natureza, profissionais, amadores ou apenas entusiastas. 


Ao longo de 3 horas serão abordadas as bases da fotografia, técnicas e material, como planear e preparar uma viagem ou saída de campo para fotografar, estilos de fotografia e edição.
Não haverá parte prática no campo, mas os participantes poderão levar o seu material para o workshop

ESTAMPARIA COM CARIMBOS

26 setembro (sábado)15h00 18h00

Jardim Municipal da Covilhã


Participação gratuita e limitada a 25 pessoas, acima dos 14 anos, mediante inscrição por email: info@woolfest.org

O WOOL tem vivido pela rua e este ano reforça esta presença com a realização de um workshop aberto ao público, onde convidamos todos a experimentar a técnica de estamparia com carimbos, onde cada participante poderá criar a sua própria t-shirt, com orientação especializada pelo projecto Chapa Azul. 

CONVERSAS


CONVERSAS COM ARTISTAS

24 setembro (5º feira) 21h15

Casa das Muralhas (Bar do Pátio) - Rua Pedro Alvares Cabral, 5


Acesso gratuito, mas limitado à lotação do espaço

RUI GAIOLA PT

26 setembro (sábado) 21h15

Casa das Muralhas (Bar do Pátio) - Rua Pedro Alvares Cabral, 5
Acesso gratuito, mas limitado à lotação do espaço

FILME

Martha: A Picture Story 

25 setembro (6º feira)

21h15

Pena d’Água Boutique Hotel - Rua de São Francisco Alvares, 25


ESTREIA NACIONAL


Acesso gratuito, mas limitado à lotação do espaço. Marcações através do email: info@woolfest.org

Selina Miles AUdocumentário / biografia82min

Na década de 1970, a fotógrafa Martha Cooper captou algumas das primeiras imagens de graffiti no metro - uma forma de arte a que a cidade de Nova Iorque tinha declarado guerra. Décadas depois, Martha descobre que as suas fotografias a tornaram um ícone de um movimento artístico global! "O documentário que te mostra um novo tipo de herói" - Roger Ebert

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=IOMUHQEYsBQ

VISITAS GUIADAS #1 _ para todos


25 setembro (6º feira) | 16h30

26 setembro (sábado) | 16h30

27 setembro (domingo) | 16h30


As visitas guiadas sairão do espaço A Tentadora - Rua Alexandre Herculano, 21 e têm um custo simbólico de 2 euros, com oferta de crachá. (não é necessária pré-inscrição)  


#2 _ tuk tuk

26 setembro (sábado) | 15h30 > 19h00


27 setembro (domingo) | 15h30 > 19h00


ponto de partida _ A Tentadora - Rua Alexandre Herculano,

21grupo de 4 pessoas – € 10 

Marcações limitadas: info@woolfest.org

Tuk Tuk amigo do ambiente

Informações

Datas: 19 a 27 de setembro de 2020

Local: Covilhã

Siga o evento nas redes sociais: Facebook | Instagram 

cardapio.pt @ 1-9-2020 17:46:43


Clique aqui para ver mais sobre: Pintura e Escultura