Grupo Quina de Vítor Sobral reforça ‘take-away’ dos seus espaços

Apesar de preocupado com os tempos que se estão a viver em Portugal e no mundo face à pandemia de Covid-19, o chef Vítor Sobral, fundador do grupo Quina – que possui oito espaços de restauração em território nacional – está focado em encontrar soluções para combater o vírus que em menos de duas semanas levou o país para casa e o colocou de quarentena.

cardapio.pt @ 16-3-2020 12:33:05

Vitor Sobral

Vitor Sobral

São já oito as "Esquinas" a laborar em Lisboa – entre os restaurantes Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina, Talho da Esquina, o ‘corner’ no Time Out Market, três padarias (Padaria da Esquina de Campo de Ourique, de Alvalade e do Restelo), e a Oficina da Esquina, a fábrica onde se fazem os pães e bolos da Padaria -, num total de 120 colaboradores, cujos postos de trabalho o chef Vítor Sobral quer muito preservar.

“Comprometidos com os nossos clientes e colaboradores, o grupo Quina procurou alternativas para minorar o isolamento dos seus clientes – e decidiu reforçar o serviço de ‘takeaway’ em vários dos seus espaços”, explica o chef Vítor Sobral. “Não me faz sentido que um médico, um enfermeiro ou um bombeiro queira encomendar uma refeição para a sua família e que eu não contribua para suprir essa necessidade. Tenho a responsabilidade social de ajudar, prestando um serviço útil a todos. Tenho de continuar a prestar serviços que ajudem a sociedade civil”, acredita o chef.

Desde há muito que os espaços da Tasca da Esquina e da Peixaria da Esquina trabalham com as plataformas Glovo e No Menu – e a partir de hoje, vários restaurantes do grupo Quina deixam de ter serviço de sala, mas mantêm o serviço de balcão, respeitando as devidas distâncias de segurança. As encomendas são entregues à porta da Tasca da Esquina e da Peixaria da Esquina. Nas Padarias da Esquina, mantêm-se as vendas ao balcão – sendo que se farão entregas para encomendas com valores a partir dos 5€.

As condições de segurança estão naturalmente no centro das preocupações do grupo Quina, e como tal, as plataformas de “takeway” foram contactadas no sentido de se perceber qual o material necessário a implementar – luvas e soluções à base de álcool. Do mesmo modo, as embalagens foram cuidadosamente escolhidas, com selo de segurança, para garantir a protecção e integridade dos pratos pedidos pelos clientes. Todas as equipas de produção do grupo Quina estão a ser formadas e monitorizadas com rigor, pois a segurança é preocupação de todos. 

Enquanto empregador de 120 pessoas, o Grupo Quina preocupa-se com o sustento das suas equipas, e espera que a diminuição de clientes que frequentam os restaurantes não impeça a empresa de garantir o pagamento de salários. A mesma preocupação abrange os fornecedores do grupo, assim como o cumprimento de todos os compromissos bancários e fiscais. “O recurso mais apreciado em todas as Esquinas é o recurso humano”, reforça Vítor Sobral. Por isso mesmo, o chef gostaria que os elos da cadeia económica não se quebrassem por completo, de forma a minorar o impacto económico que esta pandemia irá ter no país.

Apesar de toda a vontade em querer contribuir para amortizar o impacto económico e social deste período incerto, o cozinheiro e empresário da restauração gostaria de contar com o apoio do governo ao sector, para que Portugal possa recuperar deste período complexo pronto a receber da melhor maneira os que o procurarão novamente. “Quero ajudar a criar soluções, e não contribuir para os problemas. Não quero causar problemas ao Estado nem às famílias que emprego. Quero apenas ferramentas para voltar a fomentar a economia e não deixar cair as minhas equipas.”

Contactos para encomendas:

Tasca da Esquina: 919 837 255 ou info@tascadaesquina.com

Peixaria da Esquina: 91 294 6155 ou geral@peixariadaesquina.com

Padaria da Esquina:

- Restelo: 910 019 616 ou geral@padariadaesquina.com

- Campo de Ourique: 910 019 616 ou geral@padariadaesquina.com

- Alvalade (entregas ao balcão):  21 133 8666 ou geral@padariadaesquina.com

cardapio.pt @ 16-3-2020 12:33:05


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Restaurantes