23/8/2019 a 1/9/2019 XXI Festa do Teatro - Festival Internacional de Teatro de Setúbal

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal está de regresso para a sua 21.ª edição com três dezenas de espetáculos e várias atividades paralelas que vão animar a cidade de 23 de agosto a 1 de setembro.

cardapio.pt @ 21-8-2019 17:53:29

A nível de espetáculos, o programa desta edição, uma vez mais organizada pelo Teatro Estúdio Fontenova, apresenta, em vários espaços da cidade, 15 peças na Secção Oficial, 8 na Secção Mais Festa – A Concurso e 7 na Secção Mais Festa – Extra Concurso. Haverá ainda dois concertos, um de abertura com Martim Lota & Micaela Castanheira no Convento de Alferrara (o conhecido Convento de S. Paulo) e um de encerramento com Brassica Rapa, em frente à Casa da Cultura.

A par dos espetáculos de teatro haverá também uma mostra de curtas, conversas de teatro, duas exposições (uma de fotografia e outra de ilustração), 3 actividades paralelas e um Seminário Intensivo.


A Secção Oficial conta este ano com três companhias estrangeiras, que se apresentam pela primeira vez no Festival, assim como com uma estreia do TEF, “Lugar de Túbal”, que este ano termina o ciclo iniciado o ano passado, dando continuidade à narrativa sobre a história de Setúbal através de videomapping e música ao vivo.



"Le Rêve d'Erica" - Cie Bivouac ©Laurence Poullaouec

"Le Rêve d'Erica" - Cie Bivouac ©Laurence Poullaouec

Ao ar livre de uma noite de Verão vai decorrer “Le Rêve d’Érica”, de Cie. Bivouac, uma fábula inspirada no conto “Os Sapatos Vermelhos de Andersen”, que conta com trapézio, mastro chinês, bailarina em pontas, cantora lírica e violoncelista. 

A convite da Embaixada de Espanha e do Ministério Espanhol da Cultura e Desporto, o grupo Réplika Teatro apresenta uma estreia nacional “El Éxtasis de los Insaciables”, integrados na Mostra Espanha 2019. Obra de referência de Witkiewicz, esta é uma das companhias de teatro contemporâneo mais aclamadas em Espanha, sendo a sua presença, também, um sinal de crescimento do Festival. 



"Osso de Safo" - Cia Mefisteatro

"Osso de Safo" - Cia Mefisteatro


A outra, Escena Física do Chile, está pela primeira vez em Portugal pela mão de Ricardo Gaete, onde nos apresentam uma interpretação d’ ”A Metamorfose”, de Kafka, num espectáculo de teatro físico para um intérprete. Ricardo Gaete dinamizará também o seminário intensivo“ CORPO DRAMÁTICO” que permitirá aos participantes experimentarem e adquirirem as bases para uma gramática corporal em cena cuja herança justifica o corpo do actor em palco.

Para a Secção OFF – Mais Festa (Extra Concurso), o destaque vai para a estreia de “Osso deSafo”, por Cia. Mefisteatro, e tanto em Extra Concurso, como a Concurso sublinhamos aforte presença do Brasil, em espectáculos que abordam temas tão distintos como a memória e lendas indígenas (“Nhanderuvuçu, O Menino Trovão”, de Manuí Grupo de Teatro), a questão de género (“Lá – Sobre Viver em Quadrados”, de Núcleo Experimental em Movimento), ou autores e textos de referência como Antígona em“Matar e Morrer”, de Mariana Ballardin e Vítor Lemos, e Guimarães Rosa, em “A Outra Margem: A de Dentro”, de Cia. Músico-Teatral Letras de Rosa, e preocupações locais da sustentabilidade de um bairro, em “Labirinto Selvático”, de Rosas Periféricas. 

Os bilhetes para a Secção Oficial, com exceção dos eventos de entrada livre, têm o valor de 8 euros (peço normal) ou 6 euros com desconto. Os espetáculos da Secção Off - Mais Festa são com contribuição solidária (ao chapéu) para os artistas intervenientes e os restantes eventos têm entrada livre.

Clique aqui para consultar toda a programação do Festival 

Informações

Datas: 23 de agosto a 1 de setembro de 2019

Local: Setúbal

Mais informações aqui

cardapio.pt @ 21-8-2019 17:53:29