Estreia “Os Barrigas e os Magriços” pelo Teatro Estúdio Fonte Nova

Sessões entre 15 e 18 de Fevereiro

O Teatro Estúdio Fonte Nova em Setúbal vai estrear a 15 de Fevereiro a adaptação livre de um conto de Álvaro Cunhal: “Os Barrigas e os Magriços” .

cardapio.pt @ 17-1-2024 18:25:39

Recebemos esta história pelas mãos de um avô, e assim, lembrámo-nos das histórias dos nossos avós… Conta-nos Álvaro Cunhal nessa história sobre os Magriços, que como alguns avós trabalhavam muito, no campo e no mar, andavam descalços, não puderam ir à escola, mas queriam um país melhor. 

Mas também sobre os Barrigas, aqueles que tinham muitas coisas, eram donos das terras, das leis e achavam que eram donos das pessoas. A partir do conto “Os Barrigas e os Magriços”, contamos a história de um país que era muito amarelo, tão amarelo que os sorrisos eram mais pequeninos que a palma da mão… 

Mas continuámos a caminhar até hoje, ou a correr, e embora já não encontremos tantos pés descalços, ainda há sapatos que se acham melhores que outros, e que até podem pisar alguns pés! Nesta maratona, em que também se sobe e desce, vamos cozinhar uma açorda a várias mãos todos debaixo do mesmo céu e acima do mesmo chão.

estreia

15 de Fevereiro 2024 / 11h, 15h e 21h30

Casa da Cultura, Setúbal

outras datas

16 de Fevereiro / 11h, 15h e 21h30

17 de Fevereiro / 11h e 21h30

18 de Fevereiro / 11h e 16h

Casa da Cultura, Setúbal

Ficha Técnica e Artística

Uma adaptação livre a partir do conto “Os Barrigas e os Magriços” de Álvaro Cunhal. Apesar da classificação ser para M/12, este espetáculo foi concebido para as faixas etárias mais jovens.

Criação, Dramaturgia e Interpretação

João M. Mota

Patrícia Paixão

Sara Túbio Costa

Coordenação de projecto, cenografia e figurinos

Sara Túbio Costa

Música original

João M. Mota

Desenho de luz

José Maria Dias

Ricardo Batista

Ilustração

Paula Moita

Design de comunicação

Ana Rodrigues

Fotografia

Ana Rodrigues

Helena Tomás

Vídeo integral, teaser e trailer

Inês Monteiro Pires

Execução de figurinos

Gertrudes Félix

Estagiárias

Nádia Martins

Shaista Mendes

Direcção de produção

Graziela Dias

Consultorias

Ana Margarida Campos

Armindo Miranda,

Clara Cândido

Joana Mortágua

Joana Simões Piedade

Ricardo Guerreiro Campos

Teatro Estúdio Fonte Nova

O Teatro Estúdio Fontenova foi fundado em 1986 com o objetivo estatutário de trabalhar na acção e divulgação cultural. Profissionalizou-se em 2004 e conta com mais de 70 criações teatrais e para lá de 20 edições do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – “Festa do Teatro”. Desde o início o teatro tem sido a sua atividade principal, complementando-se, por vezes, com outras Artes. Acrescentando ao trabalho de pesquisa, experimentação e produção, tem desenvolvido projetos educativos com escolas e agrupamentos do concelho, promovido debates, oficinas de teatro, acolhimentos e residências artísticas. Com o intuito de estabelecer um conjunto de relações com a comunidade, outras estruturas e criadores.

O Diretor Artístico do Teatro Estúdio Fontenova e do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, José Maria Dias, recebeu em 2019 a medalha de honra da cidade de Setúbal na classe de Atividades Culturais. O TEF é uma Estrutura Financiada pela República Portuguesa, Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Setúbal.

cardapio.pt @ 17-1-2024 18:25:39


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro