11/4/2024 a 28/4/2024
ERRO 403 - O teatro que reflete sobre política, conflito e humanidade
Estreia a 11 de abril e estará em cena até 28 de abril na Casa de Teatro de Sintra
A peça de teatro ERRO 403 é a mais recente criação da Companhia de Teatro de Sintra - Chão de Oliva, da autoria de Nicolai Khalezin, que retrata um período de manifestações na Bielorrússia em 2020 e a repressão das mesmas, com encenação de Susana C. Gaspar.
cardapio.pt @ 21-3-2024 11:47:19
Com um olhar atento sobre a atualidade, ERRO 403 traz uma reflexão sobre regimes opressivos e conflitos geopolíticos, partindo do assassinato chocante de Alexander Taraikovsky, em agosto de 2020 em Minsk, na Bielorrússia, durante protestos que se iniciaram após eleições fraudulentas. Taraikovsky, de apenas 34 anos, levou um tiro no peito, disparado por uma arma que se comprovou pertencer à unidade especial da polícia de intervenção “Almaz”. Como protagonista desta peça, contudo, não está a perspetiva da vítima, Taraikovsky, mas sim a do atirador, da sua família e colegas militares, oferecendo diferentes narrativas políticas, sociais e de conflito.
Nesta produção inédita em Portugal, o Chão de Oliva, com autorização dos cofundadores do Belarus Free Theatre, propõe uma criação sobre as tensões políticas vividas naquela região, através das personagens do texto deste autor, conhecido pelo seu teatro político. Sob a direção de Susana C. Gaspar, o elenco é composto por André Pardal, Beatriz Oliveira, Catarina Rôlo Salgueiro, Hugo Sequeira, Patrícia Susana Cairrão (RUGAS) e Rogério Jacques.
ERRO 403 estreia dia 11 de abril, na Casa de Teatro de Sintra, e estará em cena até 28 de abril. As apresentações terão lugar às quintas, sextas e sábados às 21h30, e aos domingos às 16h.
Os bilhetes podem ser adquiridos na TicketLine ou diretamente na bilheteira da Casa de Teatro de Sintra. Os bilhetes têm um custo geral de 7,50€ e de 5€ para grupos com mais de 5 pessoas; jovens até aos 25 anos; maiores de 65 anos; profissionais e estudantes de Artes Performativas.
ERRO 403
Ficha artística
Texto de Nicolai Khalezin traduzido por Sónia Pinho
Encenação de Susana C. Gaspar com André Pardal, Beatriz Oliveira, Catarina Rôlo Salgueiro, Hugo Sequeira, Rogério Jacques e Patrícia Cairrão
Sonoplastia de Abel Arez, desenho de luz de Marco Lopes (Show Ventura), cenografia e figurinos Chão de Oliva
cardapio.pt @ 21-3-2024 11:47:19
Clique aqui para ver mais sobre: Teatro