16/10/2026 a 20/12/2026 TEATRO DA GARAGEM anuncia programação de Setembro a Dezembro de 2026
A temporada no Teatro Taborda conta ainda com um conjunto de propostas de teatro e música que prolongam a reflexão sobre o tempo enquanto experiência comum. Entre Setembro e Dezembro próximos, o Teatro da Garagem propõe uma programação atravessada por uma mesma pergunta: como habitamos o tempo? Entre a lentidão, a memória, a espera, a perda e a urgência do presente, a temporada do último quadrimestre de 2026 reúne duas novas criações da companhia e um conjunto de espectáculos convidados que prolongam esse diálogo no palco do Teatro Taborda, em Lisboa.
cardapio.pt @ 16-7-2026 14:36:49
A principal estreia da temporada acontece a 12 de Novembro. Em Stabat Mater, Carlos J. Pessoa revisita uma das imagens mais marcantes da tradição ocidental: a mãe junto à cruz de Cristo. Interpretada por Custódia Gallego e Célia Teixeira, a peça percorre diferentes formas da experiência da perda: cinco experiências-limite onde uma actriz empresta corpo, voz e sentidos à dor.
A segunda criação do Teatro da Garagem, Bli, é um espectáculo dirigido à infância e à juventude, que sobe pela primeira vez ao palco no dia 10 de Dezembro. Através de situações cómicas, líricas e absurdas, Carolina Cunha e Costa e Duarte Romão representam as duas personagens responsáveis por transportar o público para o universo da “pressa”, cujo objectivo consiste em provocar a sensação de falta de um tempo lento, estimulando a sensibilidade e a atenção à riqueza do mundo que nos rodeia.
A programação integra também vários espectáculos acolhidos que dialogam com a reflexão sobre o tempo
Tempo Morto (5 de Setembro), com encenação e interpretação de Marta Almeida, propõe desacelerar numa altura em que a produtividade se impõe como prova de existência. Já em Acontece Camões (9 e 10 de Outubro), de Paulo Filipe Monteiro, encenador e convidados (um deles músico) amplificam a poesia de Luís Vaz de Camões, assim como a de autores contemporâneos inspirados pela sua obra (Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Saramago ou E. M. de Melo e Castro). Por sua vez, Filhos de Alguém (16 e 17 de Outubro), de Miguel Damião, com texto original de Nuno Costa Santos e João Pedro Porto, faz um retrato poético e social dos que ficam à margem e dos que esperam por um futuro eternamente adiado.
No calendário do Teatro da Garagem está ainda o já anunciado Try Better, Fail Better, festival que há quase 20 anos apoia a criação emergente e serve de espaço de experimentação para novas vozes nas áreas do teatro, da dança e da performance.
A 19.ª edição, que decorre nos dias 26 e 27 de Setembro, apresenta quatro propostas selecionadas através de uma open call: dis-far-ce, de Mariana Magalhães, Desafinada no Coração, de Miriam Freitas, Maria D. não sobe montanhas, de Gustavo Antunes, e Paradoxo Molotof, de Bárbara Gomes, Joana Resende, Mariana Sardinha e Zé Alves.
Em Novembro, o Teatro Taborda estende-se à música para receber o primeiro aniversário da Ovo Estrelado Records, editora nascida pela mão de Ricardo Duarte, Tiago Castro e Ricardo Mariano. A celebração contempla, no dia 26 desse mês, um conjunto de concertos protagonizados pelos artistas que assinam os quatro discos lançados até então: Afonso Sêrro, Calcutá, Acid Acid e o nome por revelar, responsável pelo quarto álbum com o selo desta nova etiqueta.
Fora de portas, o Teatro da Garagem prossegue também com a circulação de O Rinoceronte, de Eugène Ionesco. A encenação de Carlos J. Pessoa para um dos clássicos maiores do teatro do absurdo chega ao Brasil, nomeadamente a Salvador, no estado da Bahia, no Teatro Vila Velha, a 2 e 3 de Outubro, resultado de uma parceria entre ambas as companhias. Outra oportunidade para recuperar este espectáculo inquietante, interpretado por Dai Ida, Pedro Lacerda, Rita Loureiro e Rui Maria Pêgo, será no dia 24 de Outubro, no Évora Teatro Fest.
Os bilhetes para os espectáculos que compõem a programação agendada para o último quadrimestre de 2026 já se encontram à venda na see tickets.
Companhia residente Teatro da Garagem
Teatro Taborda
Costa do Castelo 75
1100-178 Lisboa
+351 218 854 190
Fotografia Stabat Mater ©Carlos Porfírio_Puro Conceito
cardapio.pt @ 16-7-2026 14:36:49
Clique aqui para ver mais sobre: Teatro