Vinhos da Cooperativa de Vidigueira ganham Tambuladeiras de Prata
Os vinhos da Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito ganharam três Tambuladeiras de Prata no concurso “Vinhos Colheita 2014” da Associação dos Escanções de Portugal.
Primeira Imagem @ 11-5-2015 11:40:54
Nesta iniciativa, reconhecida pelo Instituto da Vinha e do Vinho, os critérios de apreciação centram-se na agregação e nas provas por vinhos da mesma família e a distinção é reservada aos vinhos “com indicação geográfica ou com denominação de origem”, como é referido no regulamento da Associação dos Escanções de Portugal.
Os vinhos Vila dos Gamas Master Collection DOC Alentejo Branco, Vila dos Gamas Master Collection DOC Alentejo Tinto e Vidigueira DOC Alentejo Tinto foram distinguidos com Tambuladeiras de Prata, com classificações entre os 85 e os 89 pontos.
José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira mostra-se satisfeito pelas tambuladeiras atribuídas a estes três vinhos das colheitas de 2014 “São vinhos frutados, com finais longos e persistentes, e esta recente distinção reforça a particularidade dos vinhos da Vidigueira e a credibilidade e qualidade do nosso portfólio junto dos nossos clientes. ”
Os vinhos Vila dos Gamas Master Collection DOC Alentejo Branco ou Tinto estão à venda exclusivamente nas grandes superfícies, e já ganharam este ano as medalhas de prata no Wine Masters Challenge 2015 – XII World Wine Contest.
Dizem os enólogos que «O Vila dos Gamas Master Collection DOC Alentejo Tinto tem um aroma intenso a frutos compotados, com notas de café e baunilha. Na boca é fresco e extremamente complexo, com um final de grande persistência». É proveniente das castas Trincadeira e Alicante Bouschet, cujas uvas foram vinificadas em curtimenta completa a temperaturas controladas entre 26ºC e 30º C.
Por sua vez o Vila dos Gamas Master Collection DOC Alentejo Branco é «de cor citrina, aroma com notas de fruta tropical. Na boca é frutado e extremamente fresco. Final longo e persistente». É proveniente da casta Antão Vaz, típica da Vidigueira, cujas uvas foram vinificadas com filtração prévia dos mostos, seguindo-se a fermentação a baixas temperaturas, de forma a manter os aromas caraterísticos desta casta.
O Vidigueira DOC Alentejo Tinto também mereceu a medalha de prata no Wine Masters Challenge 2015 – XII World Wine Contest e tem na sua elaboração as castas Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet.
Na apreciação organolética este vinho «tem uma cor granada, aroma complexo e intenso a frutos vermelhos, com notas de baunilha e frutos secos. Na boca é encorpado com nuances a café e especiarias. O seu final é longo e persistente»
A Adega de Vidigueira continua assim a somar prémios e medalhas, a dignificar os vinhos desta região alentejana, e os seus vinhos convidam à descoberta desta zona do Alentejo interior, do seu saber e das suas gentes.
Primeira Imagem @ 11-5-2015 11:40:54