Visitas virtuais ao “Jardim Histórico” da Quinta da Aveleda

A beleza dos jardins da quinta da Aveleda foi reconhecida pela Associação Portuguesa de Jardins Históricos com a classificação de “Jardim Histórico” e passou a integrar uma das sete rotas nacionais que destacam os mais importantes jardins históricos de Portugal: a Rota dos Jardins Históricos do Baixo Minho. 

cardapio.pt @ 3-4-2020 10:14:02

O imponente muro de granito com cerca de três metros de altura, construído no século XIX, delimita os cerca de quinze hectares de jardins e mata, numa propriedade com mais de 150 hectares. Manoel Pedro Guedes, fundador da Aveleda em 1870, quis delimitar e preservar uma zona junto à sua Casa para aí construir um jardim único que até hoje tem sido cuidado pelas várias gerações da Família Guedes. Um homem particularmente tocado pela cultura francesa e influenciado pela arte inglesa no desenho de jardins conseguiu estabelecer nos jardins da Aveleda a simbiose entre a ordem francesa do desenho das avenidas e o romantismo inglês dos caminhos nos bosques.

Reconhecida pela produção de vinhos de qualidade superior com reconhecimento nacional e internacional, a Aveleda é também conhecida pelo seu importante património arquitectónico, pelos seus parques e jardins onde florescem azáleas, rododendros, camélias e cerejeiras, entre raras espécies de árvores, algumas das quais centenárias. Inspirados pela vontade de partilhar a beleza da Primavera nos seus jardins, a Aveleda criou uma série de 10 episódios com visitas virtuais aos jardins. Estas visitas são guiadas pela equipa de Enoturismo da Aveleda, às terças e quintas-feiras às 16:00 através das redes sociais dos vinhos Aveleda (Instagram | Facebook).

Em cada episódio serão percorridos os diferentes caminhos destes jardins dando a conhecer ao visitante as histórias e detalhes deste espaço, os mais variados motivos decorativos em granito envolvidos pela pujança da natureza e a colecção de edifícios que foram sendo sucessivamente construídos pelas várias gerações da Família Guedes: a casa do porteiro, o chalet, a torre das cabras, o lago e a casa de chá, a janela manuelina, a fonte da Vandoma, a antiga eira, cocheira e cozinha velha, a adega velha e ainda a fonte das quatro irmãs em frente à casa principal.

cardapio.pt @ 3-4-2020 10:14:02


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Vinhos e Gourmet