Howard's Folly brinda ao verão com o seu primeiro rosé

A adega Alentejana Howard's Folly, localizada no coração da cidade de Estremoz, acaba de lançar o Sonhador Rosé 2019, o seu primeiro rosé. Criada pelo empresário britânico Howard Bilton e pelo conceituado enólogo David Baverstock, a adega urbana adicionou este vinho de cor de rosa salmão pálido à sua gama de entrada com excelente opção para os meses de verão.

cardapio.pt @ 5-8-2020 16:18:00

Para criar um rosé fresco e equilibrado, o enólogo-chefe de Howard’s Folly, David Baverstock escolheu uma mistura de 65% de Aragonês e 35% de Castelão, "pelo caráter aromático destas castas, com muitas especiarias, como a baunilha, e fruta como framboesa e morango".

Segundo David, acertar na cor também é muito importante. "Este rosé é um rosa salmão pálido, graças a uma maceração curta e bem controlada." E no que diz respeito à boca, deve ser bem equilibrada. "Muitas vezes com rosés, se forem secos, são muito duros e a tendência é torná-los mais doces. O Sonhador Rosé 2019 é completamente seco, sem açúcares residuais. A sua concentração no paladar e doçura vêm das notas frutadas do Castelão e do Aragonês ”, diz o enólogo australiano.

As uvas são produzidas em Portalegre, ao norte de Estremoz, no sopé granítico da Serra de São Mamede, onde temperaturas mais baixas e vinhas velhas lhes dão complexidade e frescura.

A famosa jornalista de vinhos britânica Jancis Robinson foi uma das primeiras a provar o rosé. Na sua crítica diz que o Sonhador Rosé 2019 é “fresco no nariz, com notas de frutas vermelhas, mas a sua acidez é bastante evidente. Alguns aromas de rosas. Não sei se teria adivinhado que é português, mas deve ser muito bem-vindo num dia de calor no Alentejo.”

A arte é uma parte importante do ADN da Howard's Folly, é uma das paixões de Howard Bilton. Isso reflete-se nos rótulos dos vinhos que apresentam obras de arte. O rótulo do rosé não é exceção e foi criado por um dos jovens participantes dos programas de artes expressivas da Sovereign Art Foundation, que usa arte para ajudar crianças a desenvolverem a sua autoestima, dando acesso a oficinas de artes expressivas em toda a Ásia.


cardapio.pt @ 5-8-2020 16:18:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Vinhos e Gourmet