20/11/2020 a 4/12/2020 Festa do Espumante de Melgaço celebrada em formato online

“Brindar à Vida com Espumante Alvarinho” é o mote da VI edição da Festa do Espumante de Melgaço, que este ano decorrerá num formato diferente. O evento, que deveria acontecer no último fim de semana de novembro, vai decorrer em formato online e em período alargado.

cardapio.pt @ 18-11-2020 13:16:51

De 20 de novembro a 4 de dezembro todos os espumantes de alvarinho de Melgaço serão divulgados nas redes sociais e no site municipal, bem como os contactos e devidas informações dos produtores, para que todos possam encomendar os produtos diretamente ao produtor e, assim, celebrar a Festa em casa, em segurança. Aliás, haverá mesmo um Brinde à Vida com Espumante Alvarinho: a autarquia vai apelar a que todos, no dia 28 de novembro, pelas 22h00, brindem em suas casas e depois partilhem o momento através das redes sociais da autarquia.

Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Dom Ponciano, Dona Paterna, Encosta da Capela, Encostas da Cabana, Encostas dos Sobrais, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço são os 14 produtores que produzem espumante de Alvarinho em Melgaço, resultando num total de 24 referências e de diferentes perfis.

Paralelamente, serão divulgados os mais variados produtos da região. A Festa do Espumante, tal como foi idealizada, tem como propósito não só valorizar o espumante, mas todos os produtos locais, bem como todo o concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para este que é o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal. "É esta uma forma de darmos a conhecer o território. Os produtos do território, facilitando a realização de negócio", refere o autarca, Manoel Batista.

A Festa do Espumante de Melgaço teve a sua primeira edição em 2015. Desde então tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer. "A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2019 tivemos cerca de 9 mil visitantes. É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha", conclui Manoel Batista. 

cardapio.pt @ 18-11-2020 13:16:51


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Vinhos e Gourmet