26/5/2022 a 28/5/2022 Évora Wine está de volta e junta vinho, cultura e gastronomia alentejana na maior edição de sempre

Depois de dois anos sem se realizar por força da pandemia, o maior evento de vinhos do Alentejo regressa com uma programação cheia de novidades. A 7.ª edição do Évora Wine realiza-se a 26, 27 e 28 de maio, em Évora, e junta vinho, petiscos, cultura e turismo alentejanos naquela que será a maior edição de sempre com 200 vinhos em prova, 40 produtores associados, um número recorde, e a estimativa de receber mais de 7 mil visitantes.

cardapio.pt @ 17-5-2022 10:52:10

O Évora Wine surgiu pela primeira vez em 2014 e pretende dar a conhecer o melhor do Alentejo – desde vinho ao turismo, passando pela cultura e pela gastronomia. O evento realiza-se na capital alentejana, mas espelha a diversidade de toda a região, do baixo ao alto Alentejo.


O Évora Wine tem entrada livre e o copo com suporte (bolsa) para um mais cómodo transporte tem o custo de 9 euros.


A 7a edição do maior evento de vinho do Alentejo tem como parceiros o Turismo do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora.

PROGRAMAÇÃO ÉVORA WINE 2022:


Andanças do Vinho e do Petisco | 26 de maio, quinta-feira, às 17h00 | Ponto de encontro no Restaurante D ́Iberico (R. do Raimundo, 7000-661, Évora)


Uma iniciativa que convida a um percurso pela cidade de Évora, com a visita a quatro restaurantes e a prova de vinhos da região, harmonizados com petiscos tipicamente alentejanos. Este evento arrancou pela primeira vez em 2016 e, este ano, estreia-se em associação ao Évora Wine, tendo funcionado como um “pré-convívio” que ocorreu em março, abril e que culmina um dia antes do grande encontro na Praça do Giraldo. O evento pretende renovar uma tradição alentejana: o convívio ao final do dia de trabalho, com o vinho e o petisco como protagonistas.


A iniciativa conta com o apoio da Universidade de Évora, do Centro Ciência Viva de Estremoz; da CVRA; do Diário do Sul; da Rádio Telefonia do Alentejo; e do distribuidor de vinhos do Alentejo, Dourado Distribuição


Jantar “Celebrar o Alentejo” | 26 de maio, quinta-feira, às 20h00 | Quinta Nova do Degebe – Galhetas (Estrada do Redondo, 7005-210, Évora)


A 26 de maio, o jantar “Celebrar o Alentejo” vai homenagear os rostos que, pela sua ação e dedicação, projetam o bom nome da região. Pela primeira vez, o Évora Wine vai atribuir os Prémios “Por todo o Alentejo” a três personalidades que se destacaram no setor do Vinho, no Turismo e na Cultura Alentejana. No mesmo evento, a Confraria dos Enófilos do Alentejo vai entregar os Prémios de Melhores Vinhos do Alentejo, e a cerimónia vai ser acompanhada pela atuação de Carla Saramago e André Domingos, ao piano.
 

Sessão de abertura Évora Wine | 27 de maio, sexta-feira, às 16h30 | Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro no 88, 7000-854 Évora)


A sessão de abertura do Évora Wine está agendada para as 16h30 na Rota dos Vinhos do Alentejo, um espaço de excelência do enoturismo da região. A iniciativa vai contar com uma palestra sobre sustentabilidade, uma vez que o Alentejo foi a primeira região vitivinícola nacional a lançar, em 2015, um programa de sustentabilidade e a única a atribuir o único selo de produção sustentável do país, já em 2020. A conferência estará a cargo de Francisco Mateus, presidente da CVRA.


Segue-se a apresentação do livro “Tabernas do Alentejo – arte & ciência”, um projeto da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e que conta com a assinatura de Ana Costa Freitas, Francisco Mateus, Rui Dias, Rute Sousa Matos, Francisco Themudo Barata, Sandra Dourado, Paulo Piçarra, Luís Abílio, Vanessa Schnitzer e Carlos Cupeto.


Dia 01 Évora Wine | 27 de maio, sexta-feira, às 18h00 | Praça do Giraldo (Évora)


A “abertura de portas” da Praça do Giraldo, a 27 de maio, está agendada para as 18h00. No primeiro dia da iniciativa, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre presenteia os visitantes, com uma sessão de showcooking, que se realiza pelas 19h30. Mais tarde, haverá tempo para Cantares Alentejanos com os Almocreves e para a atuação de Jazz com Rodrigo Lima.


Estreia do filme “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos” | 28 de maio, sábado, às 11h00 e às 16h00 | Fundação Eugénio de Almeida (Apartado 2001, 7001-901, Évora)


O Évora Wine vai contar com a apresentação oficinal do inédito filme biográfico de uma figura incontornável da região: Colaço do Rosário, uma das principais personalidades da enologia portuguesa, considerado o pai dos vinhos do Alentejo. A sessão de estreia do “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos” está marcada para as 16h00, de 28 de maio, sábado, na Fundação Eugénio de Almeida


O filme conta com a produção de António Menêzes; realização de António Menêzes & Rietske van Raaij; e a produção executiva esteve a cargo de António Menêzes e Teresa Colaço do Rosário. O projeto foi patrocinado pela Fundação Eugénio de Almeida, pela CVRA e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e conta com o apoio à produção do Esporão; do Turismo do Alentejo, E.R.T.; da Confraria dos Enófilos do Alentejo; da Universidade de Évora; da Adega de Borba; da Comenda Grande; e da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito
 

Dia 02 Évora Wine | 28 de maio, às 18h00 | Praça do Giraldo (Évora)
 

O segundo dia de Évora Wine inicia-se com a apresentação do filme biográfico sobre Colaço do Rosário. Pelas 19h30, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre volta a ser responsável por dar a conhecer aos visitantes os sabores do Alentejo, através de mais uma sessão de showcooking, na Praça do Giraldo. Por fim, à noite, o centro de Évora conta atuações de Dose Dupla; Pedro, Raquel, Francisco & Friends; e Grupo Sevilhanas.

cardapio.pt @ 17-5-2022 10:52:10


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Vinhos e Gourmet