Maynard’s Colheita 1974, viajar no tempo à boleia do Vinho Porto
Homenagear o Douro e assinalar um ano marcante para Portugal
O lançamento não foi intencional, mas há coincidências que merecem ser celebradas. Meio século depois da vindima, o Maynard’s Porto Colheita 1974 “pediu” para ser redescoberto, revelando todo o seu potencial e personalidade. Isto num ano com uma especial carga emocional e histórica para Portugal, com as comemorações da cinquentenária Revolução de Abril.
cardapio.pt @ 23-4-2024 14:47:57
O novo vinho do Porto da Maynard’s, marca que pertence à Van Zeller Wine Collection, S.A. tem dupla responsabilidade: homenagear o Douro, 50 anos depois, e assinalar um dos anos mais marcantes para a História de Portugal.
Falando em história, a da Maynard’s, marca que integra a exclusiva coleção da Van Zeller Wine Collection, S.A., começa a ser contada em 1652, ano em que, de acordo com os “Livros da Inquisição”, Walter Maynard foi registado como um dos principais comerciantes a expedir Vinho do Porto para Inglaterra. O legado que deixou foi continuado e preservado, mantendo-se vivo vários séculos depois através de uma completa gama de Vinhos do Porto de topo que combinam o passado e o presente, quer na forma quer no conteúdo.
O mais “recente” exemplar da marca tem 50 anos. O Maynard’s Porto Colheita 1974 conta a história de um Douro muito diferente do que conhecemos hoje. A transformação socioeconómica provocada pelo 25 de Abril instalou, na região, um clima de incerteza em relação ao futuro, mas enquanto o setor se reestruturava, a natureza mantinha-se tranquila, à margem de toda a revolução.
Tal como o ano que lhe dá vida, este vinho tem um sabor especial a resiliência, por todos aqueles e aquelas que se dedicaram ao Douro, e a resistência, pelo tempo que nos obrigou a esperar até querer ser verdadeiramente descoberto. Por isso, estamos perante “uma verdadeira relíquia temporal, um vinho que se apresenta brilhante, com uma cor âmbar muito concentrada e laivos de verde no bordo. No nariz, sugere aromas a frutos secos, baunilha e um toque de charuto e, no palato, notas de casca de laranja cristalizada, mel, tabaco picante e uma frescura harmoniosamente conjugada”, descreve Álvaro van Zeller, enólogo da Van Zeller Wine Collection, S.A.
Para este vinho especial, uma garrafa que pretende ter mais do que uma função utilitária, mas antes afirmar-se como uma cápsula do tempo. Com um design moderno e perfeito para colecionar, é ainda envolvida numa caixa de madeira muito elegante, a fazer lembrar o longo repouso deste vinho ao longo dos últimos 50 anos.
O Maynard’s Porto Colheita 1974 já pode ser encontrado nas principais garrafeiras do país e tem um PVP aproximado de 200€.
cardapio.pt @ 23-4-2024 14:47:57
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Vinhos e Gourmet