Peninsular lança loja online com produtos exclusivos produzidos nas suas máquinas centenárias

Empresa celebra 116 anos

Fundada em 1905, a Peninsular – Papelaria & Artes Gráficas é das empresas mais antigas da Invicta que, após 5 gerações, viu-se obrigada a reinventar o seu negócio para fazer frente à crise pandémica. Lançaram uma loja online com Notebooks, Envelopes, Livros de Honra e muito mais, de selo nacional produzidos pelas suas máquinas centenárias. A marca acaba de lançar, também, uma campanha de São Valentim com um desconto de 25%  em compras até ao dia 10 de fevereiro.

cardapio.pt @ 3-2-2021 14:52:32

A Peninsular e as suas máquinas de artes gráficas que trabalham há mais de 100 anos, num legado que tem vindo a ser imaculadamente respeitado pelas gerações sucessoras. Nasceu no coração da cidade do Porto e ao longo de 116 anos ali ficou, num edifício em plena Rua Mouzinho da Silveira, com quatro andares, no epicentro da movida portuense e numa zona classificada como Património da Humanidade. Assistiram à revolução das redondezas com a reabilitação de prédios, criação de hóteis, wine shops, novos restaurantes e tantos outros negócios que ali assentaram as suas raízes. Mas todos eles não passaram imunes à pandemia e todos eles se viram obrigados a reinventar a sua oferta, de uma forma ou de outra. Este negócio familiar também o fez.

Ao longo das suas 5 gerações, foram muitas as propostas de mudarem de instalações, especialmente nos últimos anos, mas foram todas rejeitadas. E dizem-no com orgulho e respeito pelo trabalho dos seus antepassados. “ As nossas paredes têm muitas histórias, e queremos que tenha muitas mais ainda para contar” 

Trabalho nunca lhes faltou, aliás, o facto de estarem no top of mind das Empresas do Porto fazem com que marcas como a Câmara do Porto, Gran Cruz, Sogevinus, David Rosas, AEP, Exponor, Hotel Dom Henrique, Rui Paula e José Avillez e tantas outras de renome nacional e internacional confiem a impressão das suas artes nas mãos destes artesãos. Mas também os turistas não resistiam aqui a entrar para conhecer a empresa centenária e aproveitar para levar um souvenir produzido no local, fosse um postal ou um caderno.

“A ideia de transportar os nossos produtos  para uma loja online era algo que ambicionávamos há já algum tempo, mas sem dúvida que com a pandemia sentimos a necessidade de acelerar todo esse processo e apresentarmos uma alternativa aos nossos clientes pordeque o movimento na cidade do porto decresceu acentuadamente” - refere Diogo Barbedo, Sócio-Gerente e 5ª geração da Peninsular. “Com o passar das Gerações, sempre houve uma vontade de modernizar procedimentos e a oferta, apesar de preservarmos com um enorme orgulho e respeito todo o nosso background. Toda a evolução dos equipamentos de Tipografia, para Offset e depois Digital, foi sempre acompanhada com o sentido de preservar o nosso passado. Gostamos de ter tudo em harmonia. Inclusive alguns trabalhos, chegam a passar por estas 3 Técnicas de impressão tão distintas. Mesmo as máquinas mais antigas, com mais de 100 anos, ainda hoje funcionam e são usadas todos os dias. Não tanto para impressão (Tipografia/ Letterpress), mas sim para aplicar Relevos, Hotfoil, cortantes, etc.  Contudo, estes equipamentos não funcionam sozinhos. Sem o apoio essencial dos nossos colaboradores, alguns com 40 e 50 anos de casa, nada disto não seria possível. Chegando alguns a trabalhar com 3 Gerações, e é algo que nos orgulhamos muito." – acrescenta o sócio.

Na loja online - loja.peninsular.com.pt - os notebooks são as pérolas da casa. De diferentes cores e tamanhos ( A5 e A6), aqui é impossível não encontrar o companheiro de escrita ideal. Desde estilos minimalistas a grafismos mais artísticos com recursos a lombadas expostas e costuras Singer e técnicas de impressão em alto relevo e hotfoils de diferentes tons, a Peninsular faz das suas coleções de notebooks um verdadeiro showroom das potencialidades da sua Gráfica.


De momento a marca conta com 7 coleções de Notebooks. A coleção I’m not basic é a mais colorida, apresenta costura singer e folhas lisas, e está disponível em tamanho A6 (3€) e tamanho A5 (4€). A List Of Enemies (11€) apresenta um notebook A5 com a capa impressa a termoestampagem dourada e, no seu interior, folhas com checkbox e picotadas para que as listas to-do possam ser transportadas para qualquer lado. A coleção Lombada Exposta (15€)  conta com 2 notebooks, um bordeaux com termoestampagem a vermelho metálico e detalhes em baixo relevo, e outro cinza igualmente com detalhes em baixo relevo.


Segue-se a coleção Pocket Size (4€), com 3 pequenos notebooks de diferentes cores, costura singer e detalhe impresso a termoestampagem a cobre, azul ou vermelho metálicos.  A Coleção Stone apresenta um estilo mármore, folhas pautadas com picotado e termoestampagem a ouro, cobre ou holográfica, sendo que está disponível no tamanho A6 (7€) e tamanho A5 (9€). A coleção This is Cork!, disponível também em tamanho A6 (7€) e tamanho A5 (6€) é um autêntico tributo à cortiça nacional e conta com dois designs ambos impressos em serigrafia branca, com folhas lisas e costura singer. Por fim, a coleção Traveller, destinada aos aventureiros, é produzida com uma capa de pele sintética e uma roseta em baixo relevo, estando disponível em três tons diferentes e, igualmente, em tamanho A6 (30€) ou A5 (40€). 

Para comemorar o Dia de São Valentim que se avizinha, a Peninsular está ainda a promover uma campanha de 25% de desconto na compra dos seus produtos, até ao dia 10 de Fevereiro, através do código promocional SAOVALENTIM25.
 

Apesar dos Notebooks serem o produto principal desta loja online, Diogo Barbedo fez ainda questão de não descurar produtos de longas gerações como Livros com Encadernação Tradicional (feitos à mão):  - Livros de Honra, Livros de Receitas e Guest Books. Dispondo também de  Capas de Processo, Envelopes e Lacres, que desde sempre foram bestsellers da sua loja e que também estão disponíveis para venda no canal digital. 

Quando questionado acerca do futuro, Diogo Barbedo não hesita a responder “a criação da loja online foi já um importante passo para uma marca que remonta a 1905 e que demonstra claramente que o legado está a ser mantido. Todavia o nosso sonho, passa por, no futuro, vir a criar condições que possibilitem fazer da Peninsular um verdadeiro museu, mas vivo. Onde as pessoas podem visitar as instalações, verem as nossas máquinas em ação e tudo aquilo que temos vindo a preservar ao longo destes anos.  Penso que seria uma honra abrir as portas a todos que gostam que conhecer uma boa história, a História das Artes Gráficas”.

cardapio.pt @ 3-2-2021 14:52:32

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Arquitectura e Design