As mulheres em destaque no mundo da bricolage
De acordo com um estudo realizado pelo Grupo Kingfisher, que detém a insígnia Brico Depôt, em 2021, 66% da população portuguesa consideram que são "ativos a melhorar o seu lar", ou seja, realizam tarefas de bricolage e de manutenção nas suas casas, das quais 52% são mulheres e 48% são homens.
cardapio.pt @ 8-3-2022 10:03:00
Estes números rompem com a habitual, mas incorreta, perceção de que as tarefas de manutenção e bricolage em casa são da responsabilidade dos homens, e para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Brico Depôt, líder em construção, renovação e bricolage, realizou um workshop em Lisboa, para imprensa e influenciadores digitais de forma a assinalar este dia especial.
O mesmo estudo mencionado acima também salienta que todos os que se ocupam de tarefas de bricolage em casa, estão distribuídos por todos os grupos etários, e a maioria deles são proprietários de casas com espaços exteriores, maioritariamente localizadas na área da Grande Lisboa.
O workshop que a Brico Depôt realizou, com a presença de mulheres jornalistas e influenciadoras digitais, foi liderado por Joana Laranjeira, uma referência no mundo do DIY com mais de 43 mil seguidores nas redes sociais. A Joana é licenciada em Arquitetura e Mestre em Interiores e Reabilitação, e já possui mais de sete anos de experiência na área. Criou a sua empresa “Ó da Joana” sobre projetos DIY, arquitetura e decoração. A ideia começou com a vontade de partilhar com amigos e familiares o processo de tornar a sua casa numa casa de sonho.
É apaixonada também por fotografia, gastronomia, sustentabilidade e viagens, e pretende inspirar todas as mulheres para que se sintam realizadas, e que arrisquem a fazer mais por elas e pelos espaços onde vivem. Estas mulheres pertencem à geração X e Y e têm consciência sobre o consumo e procuram ter hábitos mais saudáveis. São mulheres que desejam empoderar-se e procuram no DIY uma fonte de liberdade.
Todas as convidadas presentes no evento foram ajudadas por voluntárias da Brico Depôt. "Foi uma honra para nós poder partilhar os nossos conhecimentos e aprender com todas. É muito importante que nos ajudemos umas às outras, e que utilizemos as ferramentas necessárias para alcançar os nossos objetivos", disse uma das voluntárias da Brico Depôt.
Brico Depôt, uma empresa que aposta na igualdade de género
A empresa de referência na área da construção, bricolage e renovação, destaca-se por ter 46,20% da sua força de trabalho composta por mulheres, e 39,47% de mulheres em cargos de gestão, sendo números que crescem ano após ano. Ao mesmo tempo, nos pontos de venda, 62,85% dos Assessores de Projeto são mulheres, que são profissionais qualificadas e oferecem um aconselhamento personalizado gratuito durante todo o processo até que o projeto seja concluído.
As mulheres também desempenham um papel importante nas redes sociais da Brico Depôt. Quase 70% dos seguidores, tanto na página do Facebook como no perfil de Instagram, são mulheres, o que confirma a tendência de que este é um setor que lhes interessa e no qual estão envolvidas.
A Brico Depôt desafia todos aqueles que se interessam por bricolage, tanto homens como mulheres, para ousarem, experimentarem e criarem. A bricolage pode ser considerada como uma atividade de lazer, onde não existem questões de género, e oferece uma vasta gama de estilos e propostas para todos os perfis e gostos. Todos temos um talento, algo de que gostamos e que de alguma forma melhora as nossas vidas, e é tempo de lhe dar asas.
cardapio.pt @ 8-3-2022 10:03:00
Clique aqui para ver mais sobre: Arquitectura e Design