5/9/2017 a 10/9/2017 11º MOTELX

O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa está de regresso de 5 a 10 de setembro de 2017.

cardapio.pt @ 30-8-2017 12:22:51

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Depois de uma década de sucesso a assustar o público lisboeta (e não só), o MOTELX está de regresso com a sua 11ª edição, que este ano celebra "O Estranho Mundo do Terror Latino", com a sua programação inserida na iniciativa Passado e Presente - Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017. Este será o mote de algumas secções temáticas do Festival, masterclasses e convidados especiais.

Um dos focos principais do MOTELX continua a ser a promoção e divulgação da produção nacional de cinema de terror através da competição pelo Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa. Trata-se do maior prémio para curtas-metragens em Portugal (5.000 Euros), ao qual se junta este ano a Kino Sound Studio, que oferece mais 5.000 Euros em serviços de pós-produção.

Em paralelo continuará também a competição pelo Prémio MOTELX - Melhor Longa de Terror Europeia, atribuído pela primeira vez o ano passado (e cujo filme vencedor foi “The Noonday Witch” da República Checa) que é já uma aposta ganha junto do público.

A programamação da secção Serviço de Quarto, que mostra o melhor do cinema de terror dos último dois anos, vai contar com a presença de Álex de la Iglesia, mestre do terror espanhol, com o seu último filme “The Bar”. Da Europa chegam também “Cold Hell” do alemão Stefan Ruzowitzky, e“The Limehouse Golem”, a super-produção britânica dirigida pelo espanhol Juan Carlos Medina. As propostas de outros continentes incluem “The Endless”, da dupla Justin Benson e Aaron Moorehead, o mexicano “The Untamed” de Amat Escalante, vencedor do Prémio de Melhor Realizador em Veneza no ano passado, e “Kuso”, o filme sensação das meias-noites de Sundance.


Os mais novos também têm direito a uma programação especial na secção do Lobo Mau, que conta novamente com o apoio da Cinemateca Júnior e, pela primeira vez, também do Museu Coleção Berardo para uma sessão de curtas escolhidas pelo MOTELX, seguida de uma actividade em família de criação de monstros para habitarem o Museu.

No Cinema São Jorge, os mais novos poderão ainda assistir ao filme animado “O Livro da Vida” de Jorge R. Gutiérrez, com produção de Guillermo del Toro, um filme que mergulha a sua acção numa das celebrações mais conhecidas do México, o “Dia de los Muertos”.

Esta edição do Festival traz também a Portugal dois grandes mestres na arte do medo na grande tela, que serão agraciados  com a estatueta MOTELX - Mestre do Terror: o psico-mago chileno Alejandro Jodorowsky e Roger Corman, o maior rebelde do cinema independente dos anos 60 nos EUA.

À semelhança das anos anteriores, o MOTELX conta com uma vasta programação de eventos paralelos, com destaque para o MOTELX LAB, cujos workshops e demonstrações práticas complementam o visionamento de filmes e os debates com os profissionais presentes no Festival. Também haverá actividades lúdicas como o MOTELquiz para testar a cultura pop e de terror do público do Festival e o regresso das VHS Nights.

Novidade nesta edição é a App MOTELX, disponível gratuitamente para iOS e Android, que contará com diversas experiências e conteúdos exclusivos, bem como a programação completa do festival, as últimas notícias e os destaques do dia.

A programação do 11ª edição do MOTELX vai decorrer em vários espaços culturais da cidade de Lisboa, especialmente no Cinema São Jorge, Teatro Tivoli BBVA e Cinemateca Júnior. Para mais informações consulte o programa do festival.


Informações

Datas: 5 a 10 de setembro de 2017

Local: Lisboa (várias localizações)

Preços: Normal: 4 Euros | Sessões Duplas: 5 Euros | Sessões Manhãs e Tardes: 3 Euros | Abertura e encerramento: 4 Euros | Curtas ao Almoço: 2 Euros

Mais informações em www.motelx.org/

Siga o evento no Facebook

cardapio.pt @ 30-8-2017 12:22:51


Clique aqui para ver mais sobre: Cinema e TV


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp