Longa-metragem portuguesa "Carga" chega às salas de cinema

"Carga” é a primeira longa-metragem realizada por Bruno Gascon, que arrecadou com a sua curta “Boy” o prémio Rising Star Award no Canada International Film Festival e teve outra curta, “Vazio”, selecionada para o Short Film Corner do Festival de Cannes. O filme chega às salas de cinema UCI por todo o país no dia8 de novembro.

cardapio.pt @ 7-11-2018 17:52:44

“Carga” retrata a história de uma jovem russa, Viktoriya, que se vê obrigada a lutar pela própria vida após ser apanhada numa rede de tráfico ilegal. Na sua busca pela liberdade encontra o atormentado António, o velho camionista responsável pelo transporte das jovens traficadas pela estrada que deveria garantir-lhes um futuro melhor.

A distribuidora Breaking Glass Pictures não ficou indiferente a “Carga”, que explora o mundo cruel do tráfico sexual, tendo adquirido os seus direitos norte americanos antes mesmo da sua estreia em Portugal. Gascon explica “ao escrever o guião da “Carga” nunca poderia sonhar que o filme iria ter uma oportunidade como esta num mercado tão forte. Como realizador eu queria que o filme fosse humano e realista. Não queria exageros ou uma exploração abusiva. Acho que a abordagem a um tema destes deve ser feita com sensibilidade e espero que os espectadores sintam isso ao verem o filme”.

O papel principal deste drama ganha vida pela interpretação da estrela do cinema polaco Michalina Olszanska, que interpreta Viktoriya. Também no ecrã estarão caras bem conhecidas dos portugueses, como é o caso de: Vítor Norte, Rita Blanco Miguel Borges, Dmitry Bogomolov, Ana Cristina Oliveira, Duarte Grilo, Rui Porto Nunes e Rui Luís Brás. O filme marca ainda a estreia da prestigiada modelo Sara Sampaio no cinema.

“Quando li o guião da “Carga” pela primeira vez apaixonei-me pela história e pela minha personagem. Aceitei este papel devido ao guião, mas também porque esta era uma oportunidade de chamar a atenção para a dramática realidade do Tráfico de Seres Humanos. Fiquei muito feliz com a notícia de que o filme tinha sido vendido para um mercado tão importante como o norte americano pois é sinal que estamos a conseguir chamar a atenção internacional para a realidade retratada no filme”, refere Sara.

O filme “Carga” foi produzido por Joana Domingues e pela Caracol Studios e tiveram Hugo Mendonça e o empresário Tim Vieira como produtores executivos. “O tráfico humano é um problema atual, que cruza fronteiras e pode afetar qualquer pessoa. Nesta primeira longa-metragem da Caracol, filmada em três línguas, inglês, russo e português, voltamos a trazer o tema a público e reforçar a sua gravidade. Esperamos despertar empatia para a causa e mudar algumas mentalidades”, explica Tim Vieira. No âmbito do filme, está também a decorrer uma campanha nacional de sensibilização promovida pela Prio, Minipreço e Fidelidade.

cardapio.pt @ 7-11-2018 17:52:44