20/5/2019 a 20/5/2019 "Ator e Improvisação no Cinema" - Masterclass por Zeca Carvalho em Coimbra

"A Improvisação no Trabalho de Ator para a Criação Cinematográfica" é o mote para a palestra do ator, improvisador e encenador Zeca Carvalho. A masterclass, organizada pelos Caminhos do Cinema Português vai ter lugar no próximo dia 20 de maio em Coimbra, no renovado Mini-Auditório Salgado Zenha.

cardapio.pt @ 13-5-2019 11:51:00

Frequentemente percebida como indesejável na criação cinematográfica, em decorrência de sua vocação para desafiar a primazia do texto, ou categorizada como subversiva por inserir elementos caóticos no processo de produção fílmica, a improvisação pode se apresentar como recurso valioso para os processos criativos em cinema. Dentre seus muitos benefícios, improvisar pode constituir um aspecto fundamental do esforço de construção das personagens, pode oportunizar a incorporação de ingredientes positivamente surpreendentes na produção e pode otimizar o complexo diálogo entre o encenador e seu elenco.

Zeca Carvalho é ator, improvisador, encenador, Bacharel em Artes Cénicas, Doutor e Mestre em Administração, Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Investigador de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Com mais de 30 anos de carreira em artes performativas, participou em dezenas de espetáculos teatrais, filmes de cinema e produções televisivas, tendo sido contratado a longo prazo pelas duas maiores emissoras de TV do Brasil. Na sua formação como improvisador, estudou com os maiores nomes da América do Sul e da Europa, tendo participado em diversos festivais internacionais de teatro de improviso. Fundou três grupos de improvisação competitiva, com os quais obteve importantes prémios brasileiros e sul-americanos. Administrou workshops de teatro de improviso para atores e não-atores em instituições de ensino superior, coletivos artístico-culturais e organizações empresariais. Em 2017, foi o diretor artístico do primeiro Festival Universitário de Teatro de Improviso do Brasil.

Para participar na Masterclass deve inscrever-se no site caminho.info, sendo a lotação limitada a 45 lugares. A participação tem um custo de 5€, sendo gratuita para Sócios, alunos do curso “Cinemalogia”, do Departamento de Engenharia Informática e de Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra.


Informações

Data: 20 de maio de 2019

Local: Mini-Auditório Salgado Zenha, Coimbra

Horário: 21h30

Preço: 5 euros

Mais informações: caminho.info

cardapio.pt @ 13-5-2019 11:51:00