16/4/2019 a 21/4/2019 Viver a Páscoa no Médio Tejo - Centro de Portugal

Nesta Páscoa, a região do Médio Tejo convida a uma viagem de descoberta ao centro do país para viver experiências únicas e descobrir as tradições dos concelhos de Sardoal, Ourém e Constância.

cardapio.pt @ 16-4-2019 13:23:25

O Sardoal é um concelho de profundas tradições religiosas, e é no período da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa que elas ganham maior relevo.

Inserida nas celebrações da Semana Santa, a Procissão do Senhor da Misericórdia (ou dos Fogaréus) realiza-se na Quinta-feira Santa. Todo o ambiente desta Procissão, conferido pelas luzes das velas e dos archotes (toda a iluminação das ruas é desligada), é muito místico e emocionante. Nas janelas das casas, nas varandas e escadarias do Convento de Santa Maria da Caridade, acendem-se mais de 600 lamparinas. São, também, expostos durante a Procissão os painéis do século XVIII com cenas da paixão pertencentes à Misericórdia.

Calcula-se que seja uma tradição exclusiva do Sardoal e faz já parte da identidade deste concelho. Entre a Quinta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, grupos de moradores, várias entidades e associações colaboram na elaboração de tapetes de flores que são, depois, colocados no chão das Igrejas e Capelas da Vila (igreja da Misericórdia e Convento Santa Maria da Caridade e Capelas: Senhor dos Remédios, Sant'Ana, Santa Catarina, Nossa Senhora do Carmo, S. Sebastião e Espírito Santo). Esta tradição revela uma forte ligação entre as gerações que passaram, as atuais e as que virão.

Nos últimos anos, esta tradição foi estendida a Igrejas e Capelas fora da vila, sempre com grande empenho por parte da população.


Já em Ourém, a recriação histórica da Paixão de Cristo percorre as ruas da Vila Medieval, num cenário que alia a espiritualidade à contemplação do património do Lugar, tornando-se assim palco das últimas passagens da vida terrena de Jesus Cristo. Este evento é uma recriação da Via Sacra encenada desde 1999 que se tem mantido e ganho dimensão graças ao ambiente pitoresco, mas também devido aos figurinos realistas e às interpretações bem conseguidas por parte dos seus elementos.  

Este ano, celebra-se o 20º aniversário da Via-Sacra ao Vivo na Vila Medieval de Ourém. Esta iniciativa, reconhecida como uma das melhores recriações históricas de Portugal, ocorrerá na Sexta-feira Santa (19 de abril) e aguarda-se que traga milhares de pessoas ao Centro Histórico de Ourém, como é tradição todos os anos.  A Via-Sacra contará com a participação de uma centena de atores amadores e figurantes da comunidade local, enquanto Jesus (António Gonçalves) carrega a cruz ao longo das 14 estações que completam o cenário. De 14 a 21 de abril, este lugar histórico oferece um programa cultural aliado às cerimónias religiosas promovidas pela Paróquia de N.ª Sr.ª das Misericórdias, no âmbito da celebração da Semana Santa.


O Município de Constância vai estar em festa de 20 a 22 de abril, com a conhecida Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, inserida nas Festas do Concelho de Constância 2019.

O dia do concelho é na Segunda-feira de Páscoa, dia 22 de abril, e voltará a ser o ponto alto das festividades, sendo integrado na Sessão Solene Evocativa do Feriado Municipal e nas cerimónias religiosas. De entre os festejos destacam-se também a Missa Solene, a Procissão em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano. 

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância está associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital. Dos perigos da navegação nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, em Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção pelo menos bicentenária.

Nos últimos 20 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objetivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de atividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.

A promoção das iniciativas destes concelhos encontram-se inseridas na Campanha “StayOver Fátima-Tomar”, uma campanha que convida à visita do Médio Tejo, uma região vasta e repleta de misticismos, pontificada pelos ‘altares da fé mariana’’ e pelo património milenar monumental, que enchem de orgulho os seus habitantes e deixam os visitantes maravilhados.

Os visitantes são convidados a ficar mais noites na região através do contacto direto e da reserva da sua estadia nas unidades de alojamento turístico  aderentes à campanha, desde que superiores a duas noites, por troca da oferta de experiências nas atrações turísticas locais, de entradas gratuitas em museus, eventos e espaços diversos, e de descontos exclusivos. Esta iniciativa resulta de uma parceria inédita entre as autarquias, unidades de alojamento, agentes de animação turística, museus, espaços temáticos, restaurantes, lojas de produtos regionais e outras entidades ligadas ao turismo.

A campanha ‘StayOver Fátima-Tomar’ decorre até dia 15 de setembro de 2019, proporcionando experiências únicas nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Programa Páscoa no Médio Tejo

SARDOAL

Semana Santa

Património de Fé e Religiosidade

18-21.ABR

Capelas e Igrejas enfeitadas na Vila

Igreja da Misericórdia • Igreja de Santa Maria da Caridade (Convento) •

Capela de S. Sebastião • Capela do Espírito Santo • Casa Grande

(Capela de Nossa Senhora do Carmo) • Capela de Santa Catarina •

Capela de Sant’Ana • Capela do Senhor dos Remédios

Horários 18.ABR / 14:00-24:00 • 19.ABR / 10:00-21:30 • 20-21.ABR / 10:00-19:00

Programa Religioso (excerto)

18.ABR Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus)

19.ABR Procissão do Enterro do Senhor

21.ABR Procissão da Ressurreição do Senhor

07.ABR a09.JUN

Exposição de pintura de Emília Nadal

Centro Cultural Gil Vicente (consultar horário próprio)

19.ABR

Passeio Pedestre Caminhos da Fé

27.ABR

21:30 Concerto de Páscoa

Filarmónica União Sardoalense

Igreja Matriz de Sardoal

OURÉM

A recriação histórica da Paixão de Cristo percorre as ruas da Vila Medieval de Ourém, num cenário que alia a espiritualidade à contemplação do património do Lugar.

16.ABR

15:00 Roteiro de Arte Sacra na Vila Medieval

Visita orientada aos espaços religiosos da Vila Medieval

17.ABR

21:00 Concerto de música sacra

Chorus Auris da Academia de Música Banda de Ourém

Antiga Colegiada de Ourém (Igreja Matriz de N.ª Sr.ª das Misericórdias)

18.ABR

17:00 Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Apresentação do livro “Garcia Fernandes e Diogo de Contreiras: Dois pintores

do Renascimento e a Casa de Bragança”, de Joaquim Oliveira Caetano

Galeria da Vila Medieval

19.ABR

15:00 Via Sacra ao vivo

As ruas históricas tornam-se palco das últimas passagens da vida terrena de

Jesus Cristo, que são dramatizadas por cerca de 100 atores e figurantes locais.

Vila Medieval

Acesso Gratuito

CONSTÂNCIA

O concelho de Constância vai estar em festa de 20 a 22 de abril, com as Festas do Concelho 2019 / Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, uma das mais imponentes festividades da região, com uma longa história e um significado especial para todos os que aqui vivem ou para aqueles que durantes estes três dias nos visitam. É um evento marcado pela tradição, pela identidade e pela beleza, nunca descurando a parte humana de convívio fraterno.

20.ABR

15:00 Inauguração Oficial das Festas

15:30 Abertura da Mostra Nac. de Artesanato, de Doces Sabores e Exposição

22:00 Toy

21.ABR

15:00 Abertura da Mostra

16:00 Tarde de Folclore

22:30 Amarelo e Berg

22.ABR

Feriado Municipal

10:30 Sessão Solene Evocativa do Feriado Municipal

13:00 Chegada das Embarcações Engalanadas ao cais de Constância

15:00 Abertura da Mostra

15:30 Cerimónias Religiosas: Eucaristia e Procissão em Honra de N. S.ra Boa Viagem / Bênção dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas

22:15 Teresa Salgueiro

cardapio.pt @ 16-4-2019 13:23:25