Conheça os vencedores da 2.ª edição do Discoveries Awards

Já são conhecidos os nomes e os trabalhos dos três grandes vencedores da 2.ª edição do Discoveries Awards (o ano passado prémio Literário Latitudes Viagens & Vantagens). Este ano foram distinguidas publicações em três áreas distintas: escrita, fotografia e vídeo.

cardapio.pt @ 21-10-2019 12:39:00

Os resultados foram conhecidos no passado dia 19 de outubro em Óbidos, na Casa José Saramago,  por Francisco Sequeira Esteves, em representação da Via Verde, após a escolha de um júri composto por especialistas das três áreas (escrita, fotografia e vídeo) e ainda representantes do Turismo do Centro e do Programa Viagens & Vantagens da Via Verde.

Os vencedores foram:

Escrita: Alexandre Narciso, do blogue VagaMundos, com o trabalho "Visitar Alqueva | Alentejo: Roteiro de 2 e 3 dias com o que ver e fazer". A escolha dos jurados prendeu-se “pela escrita fluída e descrições que convidam ao passeio mais atento. Pelo tom que roça o intimista, mas sem exageros. Pelas sugestões e desafios que acenderam a nossa pulsão pela viagem...”
Fotografia: Isabel Nolasco, com o trabalho "Cais Palafítico da Carrasqueira”. Nesta escolha “pesou a simplicidade técnica, a humanidade na abordagem e a coerência na construção da história. O júri considerou que a série vencedora mostra que se pode fazer uma viagem em que a beleza natural aliada ao reconhecimento de uma actividade económica artesanal em extinção, nos pode ajudar a olhar para o que temos de importante na nossa cultura.”
Vídeo: Carlos Ferreira, com o trabalho “Dear Portugal,”. Os jurados consideraram que este projeto responde “alto e bom som aos critérios de avaliação estipulados — criatividade e originalidade; qualidade de imagem e som; storytelling; e coerência com o tema deste concurso “viagens em Portugal Continental”

Sobre a importância e a amplitude do Discoveries Awards, Francisco Sequeira Esteves lembra que “tal como o Fólio já não é só livros, também no prémio Discoveries Awards a Vila de Óbidos e a Via Verde passaram a premiar outras formas de expressão que, para além da escrita, nos deem a conhecer e despertem a vontade descobrir Portugal, alargando o prémio para as categorias de fotografia e vídeo.”

Já o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, não tem dúvidas no sucesso da parceria entre o município e a Via Verde: "É com muita satisfação que nos juntámos à Via Verde para premiar os melhores projetos ligados à área das viagens, uma ação que pretende inspirar o público a descobrir o nosso país. Esta valorização do talento nacional ligado à escrita, à fotografia e ao vídeo integra-se na perfeição na nossa estratégia Óbidos Vila Literária e, da nossa parte, só queremos que este prémio floresça, tenha cada vez mais concorrentes e ganhe o prestígio que tanto merece."

Os Discoveries Awards foram lançados pela Via Verde, em parceria com o projeto Óbidos Vila Literária, para distinguir trabalhos que destacassem o melhor de Portugal e do povo português, publicados até 15 de julho.

Da segunda edição deste prémio saíram nove finalistas – três de cada categoria. Para além dos três vencedores, os restantes finalistas foram:

Os vencedores de cada categoria vão poder escolher até 12 programas de lazer Viagens & Vantagens (máximo de €100 por programa), entre as dezenas de programas Viagens & Vantagens, no site da Via Verde.

cardapio.pt @ 21-10-2019 12:39:00


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos