No Dia Internacional da Cadeira de Rodas conheça 10 alojamentos acessíveis disponíveis na Airbnb

Para a grande maioria, a escolha de um destino de férias é uma questão de preferência ou de gosto. Basta encontrar um ponto no globo e a partir daí organizar o percurso, decidir o que ver e onde ficar. Contudo, em Portugal cerca de 10% das pessoas têm mobilidade reduzida, tendo de pensar para além dos seus desejos quando escolhem para onde ir.

cardapio.pt @ 1-3-2021 10:35:02

Entre os alojamentos disponíveis na plataforma, são muitos os que os anfitriões já qualificaram como adequados para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas. A Airbnb tem estado empenhada em levar viagens a todos desde o seu início e, por esse motivo, e coincidindo com o Dia Internacional da Cadeira de Rodas, que se assinala a 1 de março, apresenta 10 alojamentos que são um exemplo da acessibilidade exigida por estes viajantes. Esta seleção foi levada a cabo pelo tenista profissional em cadeira de rodas Cisco García, cuja história de superação já chegou a milhares de casas. 

Mais de 70.000 hóspedes com mobilidade reduzida procuram alojamento na plataforma Airbnb todos os meses. Mas o que é que eles procuram? O que é que um alojamento deve ter para ser acessível e inclusivo? Estas são as características que não podem faltar num espaço, de acordo com o tenista:

· Estacionamento para pessoas com deficiência

· Sem escadas ou degraus de acesso

· Elevador para a deslocação de um andar para o outro

· Entradas e corredores amplos

· Boa iluminação em todo o alojamento

· Casa de banho adaptada

"Mesmo que por vezes possa ser desafiante e realmente difícil, não é incompatível viajar e estar numa cadeira de rodas. Como sempre digo, os limites estão na nossa cabeça e são muros que têm de ser derrubados. Mesmo assim, é evidente que há características que procuro sempre no alojamento: elevador, boa iluminação, espaços amplos, etc. Neste sentido, o facto de a Airbnb possuir filtros que nos facilitam a busca pelo alojamento mais adequado, realça o seu empenho e o seu objetivo de aproximar as viagens de todos", afirma Cisco García, tenista profissional em cadeira de rodas. 

Como parte do seu compromisso com a acessibilidade, a Airbnb oferece a possibilidade de identificar casas e quartos como acessíveis, bem como de poder especificar se tem acesso para pessoas com deficiência e se o alojamento é adequado para hóspedes em cadeira de rodas. Além disso, a plataforma tem diferentes funções de pesquisa com filtros fáceis de usar e as melhores fotografias na página de resultados da pesquisa.

Veja abaixo algumas das opções ideais para uma estadia acessível e inclusiva.

Refúgio acessível em Breckenridge (Colorado, EUA)

A madeira escura e o mobiliário de estilo rústico criam uma atmosfera acolhedora neste alojamento, ideal para escapar ao caos, desfrutar das montanhas e voltar a ligar-se à natureza. Além disso, satisfaz todos os requisitos de Cisco! O que faz dele um espaço 100% inclusivo.

Até: 4 hóspedes

Estilo mediterrânico em Marbella (Andaluzia, Espanha)

Com elevador, corredores amplos e estacionamento para pessoas com deficiência, entre outros, este alojamento é ideal para todas as pessoas. O mobiliário e a decoração trazem um toque alegre e casual ao espaço, que tem tudo o que é necessário para fazer com que os hóspedes se sintam em casa.

Até: 5 hóspedes

Apartamento elegante em Playa del Carmen (Quintana Roo, México)

Luminoso e de inspiração minimalista, este alojamento não só está totalmente equipado para a vida quotidiana, mas é também totalmente inclusivo: dispõe de espaços amplos, bem iluminados, elevador e muito mais. O lugar ideal para os hóspedes mais aventureiros relaxarem após um dia ocupado a explorar a península maia.

Até: 4 hóspedes


No bairro do coliseu em Roma (Itália)

Este alojamento com um jardim encantado situa-se no coração de Roma. Mobilado até ao último detalhe para ser totalmente acessível, dispõe de comodidades modernas para fazer os hóspedes sentir-se em casa durante a sua estadia.

Até: 13 hóspedes

Loft de estilo rural em Traverse City (Michigan, EUA)

O design magistral e o luxo rústico estão incorporados de forma única neste loft localizado num edifício histórico. Os acabamentos em madeira e os toques de cor na decoração fazem deste espaço um retiro íntimo e acolhedor onde se pode esquecer tudo. Além disso, as suas características acessíveis tornam-no adequado para todos.

Até: 4 hóspedes  

Oásis criativo em Newport (Nova Gales do Sul, Austrália)

A partir deste alojamento artístico, os hóspedes terão acesso direto à piscina e poderão desfrutar do ambiente circundante. Com todas as comodidades modernas e focadas na acessibilidade, esta villa é, sem dúvida, o cenário perfeito para uma estadia inclusiva para todos.

Até: 6 hóspedes

Paz e tranquilidade nesta villa em Canggu (Bali, Indonésia)

Banheira com assento, acesso amplo e bem iluminado a todos os espaços da casa, sem escadas, etc. Há muitos detalhes que tornam esta villa acessível a todos. Além disso, é um alojamento perfeito para desfrutar de uma estadia onde a paz e a tranquilidade são as protagonistas. 

Até: 6 hóspedes  


Espaço clássico em Buenos Aires (Argentina)

Os jardins ornamentados, a piscina aquecida e as elegantes janelas arqueadas fazem deste alojamento um espaço único com muito estilo. Além disso, os hóspedes gozarão de amplo conforto e poderão passar uma estadia totalmente acessível.

Até: 6 hóspedes

Loft acolhedor em Cantão (China)

De inspiração étnica, este alojamento caloroso, brilhante e acolhedor é também totalmente inclusivo. Com uma cama acessível em altura e espaço à volta, amplo acesso ao chuveiro e estacionamento para pessoas com deficiência, este é um espaço adequado para todos.

Até: 6 hóspedes  

Loft moderno com vista para o mar em La Matanza (Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha)

Colorido, sofisticado e com uma vista incrível para o mar, este loft é ideal para desfrutar da magia das ilhas. Confortável e acessível a todos, o alojamento tem estacionamento, elevador e corredores amplos para que os hóspedes possam circular livremente em cadeira de rodas.

Até: 2 hóspedes

cardapio.pt @ 1-3-2021 10:35:02


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos