15/6/2024 a 16/6/2024 Inauguração dos Jardins do Bombarda, o novo centro cultural e comunitário em Lisboa

Dias 15 e 16 de Junho

O Jardins do Bombarda nascem em parte do antigo hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, promovido pela cooperativa Largo Residências, em parceria com a ESTAMO, num ecossistema de projectos socioculturais.

cardapio.pt @ 12-6-2024 10:26:01

A abertura ao público é no dia 15 de Junho com concertos, visitas, workshops para famílias, leituras, sessões de histórias, a apresentação do livro “Coisas de Loucos”, com a presença da autora Catarina Gomes, e a primeira conversa do ciclo “Passado, presente e futuro do Bombarda” com vários movimentos e personalidades que continuam a defender a preservação do património material e imaterial. Um programa cultural a não perder durante o fim de semana de 15 e 16 de Junho.

No fim-de-semana de abertura, a 15 e 16 de Junho, há um programa inaugural completamente gratuito. Durante as manhãs, as famílias são muito bem-vindas a um espaço pensado para elas - Espaço de Criatividade e Comunidade - com workshops de artistas residentes e convidados.

No primeiro dia (Sábado) destacamos cerimónia oficial de parceiros, seguida de

visitas guiadas aos vários espaços (já terminados e outros em construção), a sessão de apresentação do livro “Coisas de Loucos” pela autora Catarina Gomes, seguida de leituras de excertos do livro pelo “Clube dos Inéditos” da companhia O Fim do Teatro. No final da tarde há música, dança e Djset.

No segundo dia (Domingo), chega a 1.ª conversa do ciclo “Passado, presente e futuro do Bombarda” com vários movimentos e personalidades que continuam a defender a preservação do património material e imaterial. A moderação será da arquiteta Ana Jara com a participação de Fernando Jorge (Fórum Cidadania lx), Ruy de Carvalho (Sociedade Portuguesa de Arte Terapia), Amélia Lérias (Grupo de Trabalho Voluntários para Inventariação do acervo do Hospital Miguel Bombarda), Luís Ferreira (Adjunto da Direção Artística do Teatro Nacional D. Maria II), Marta Silva e Tiago Saraiva (Largo Residências). O dia termina com um concerto do grupo de artistas residentes “Home Ensemble” com músicas que viajam entre o Afeganistão, Cabo Verde, Ucrânia e Portugal. O programa completo será divulgado em breve no site do LARGO.

A cooperativa Largo Residências lança um open call público para atividades socioculturais de projectos quer de criativos residentes quer de criativos externos aos Jardins do Bombarda. Este novo centro cultural e comunitário abre em processo, não por que a obra não está terminada, mas antes por ela ser já parte da sua atividade, uma vez que terá um ciclo de constantes apropriações temporárias de um espaço em permanente criação.

No Jardins do Bombarda encontram jardins para a comunidade, um restaurante-bar, uma loja de arte, espaços de trabalho, espaços de programação cultural, residências artísticas e, até final do ano 2024, um dos maiores desafios, a Sala Estúdio Valentim de Barros. Até lá, o Verão e o Outono irão viver maioritariamente de atividades ao ar livre, sendo uma delas (a mais importante) uma sala de estar e encontro para a comunidade deste bairro. Este foi um desejo tornado realidade após alguns encontros que o LARGO promoveu com os/as vizinhos(as) do Bombarda onde trocaram ideias, histórias e sonhos para o futuro deste espaço. A partir do dia 15 Junho.

cardapio.pt @ 12-6-2024 10:26:01

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos