13/7/2024 a 26/7/2024 Parques de Sintra recebem o verão com programação para desfrutar da natureza

De dia ou de noite, na Pena ou em Monserrate

O verão chegou trazendo consigo o bom tempo, as férias e a vontade de fazer atividades ao ar livre. Nos Parques de Sintra, em julho, há programas muito variados para tirar partido do melhor que esta estação tem para oferecer. 
Uma visita ao Parque da Pena inspirada nas palavras de Camões sobre Sintra, um original ateliê de tintas silvestres e passeios noturnos em Monserrate à luz dos pirilampos, são algumas das experiências para viver a natureza em família, de forma descontraída, divertida e educativa. 

cardapio.pt @ 27-6-2024 16:43:28

A primeira proposta, no dia 13 de julho, sábado, às 10h30, é a “Visita à Pena - O Verão no Parque”, que vai mostrar que a experiência sensorial da Serra de Sintra relatada por Camões no poema épico “Os Lusíadas” tem continuidade nos nossos dias. Tal como há 500 anos, a frescura da Serra de Sintra continua a ser reconhecida e procurada para escapar ao calor. Nesta visita, os visitantes vão descobrir os encantos do Parque da Pena no verão, a sua história e o microclima responsável pela atmosfera mágica que o caracteriza.

No mesmo cenário, mas num registo mais aventureiro, no dia 21 de julho, domingo, às 15h00, há “Caça ao Tesouro no Parque da Pena”, a forma mais divertida de conhecer a paisagem única criada no século XIX pelo Rei Artista, D. Fernando II, ao redor do Palácio da Pena. Nesta atividade, as famílias são desafiadas a passar pelos vários pontos ao longo do percurso, resolvendo enigmas e outras provas que dão acesso às pistas que conduzem ao desejado tesouro.

Continuando na Serra da Sintra, mas passando para Monserrate, no dia 20 de julho, às 10h30, na Quintinha, decorre um “Ateliê de Tintas Silvestres”. Esta atividade proporcionará aos participantes um novo olhar sobre a natureza, que, desde os primórdios da Humanidade, fornece não só os recursos necessários para viver, mas também para criar arte. Um passeio pela Quintinha de Monserrate permitirá descobrir a sua diversidade vegetal, desvendar novas formas, explorar materiais para fazer tintas e desenhar com elas.

Nesta mesma data, mas quando a noite começar a cair, às 20h10, mesmo ali ao lado, na Tapada de Monserrate, há uma nova sessão de “Sintra ao Luar”. O passeio conduzido pelo biólogo Mário Carmo revela o mundo misterioso dos animais de hábitos noturnos, permitindo admirar, com recurso a uma inofensiva armadilha luminosa, borboletas que só voam durante a noite, experimentar a deteção acústica de morcegos e aves de rapina e escutar coros de anfíbios, em silêncio.

A 26 de julho, também à noite, mais precisamente às 20h45, outra proposta irrecusável: “Vamos conhecer… Os pirilampos”, na Tapada e no Parque de Monserrate, durante um passeio ao encontro destas pequenas criaturas que povoam a nossa imaginação. Na companhia de Gonçalo Figueira, investigador na área da bioluminescência, os participantes terão a oportunidade de observar os pirilampos de perto e ficarão a conhecer factos interessantes e curiosidades sobre estes insetos que enfrentam ameaças como o excesso de luz artificial, os pesticidas ou a perda dos seus habitats.

Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.

cardapio.pt @ 27-6-2024 16:43:28


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos