27/7/2024 a 11/8/2024 Estrelas cadentes, astrofotografia, canoagem noturna e concertos “clandestinos”

Observatório Astronómico de Fajão lança calendário de atividades para o verão

Este verão, o Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão convida-o a subir ao céu sem tirar os pés da terra. O calendário de animação para as próximas semanas inclui propostas tão distintas como sessões de observação do Sol e do céu noturno, workshops de astronomia e de astrofotografia, passeios de canoa sob as estrelas e concertos a um palmo do céu. A partir de 20 de julho, todos os caminhos vão dar a Fajão.

cardapio.pt @ 24-7-2024 10:18:12

Inaugurado recentemente, o Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão é um projeto multidisciplinar que une turismo, ciência, pedagogia e desenvolvimento territorial. O calendário de animação para este verão inclui programas para todos os interesses e apetências. As atividades variam entre sessões de observação do céu noturno e workshops de astronomia e de astrofotografia, passando por concertos e passeios de canoa ao luar.

O Observatório é constituído por uma Dome, um lugar de observação e de conhecimento sensorial no alto do Fajão (a cerca de um quilómetro a pé e 3 quilómetros de carro da povoação) e por um Quiosque situado no centro da aldeia de Fajão (concelho de Pampilhosa da Serra).

Por ser uma estrutura de observação de entrada e acesso livres, pode ser visitada sem marcação. Quem o visita a título particular é aconselhado a levar o seu próprio equipamento. Caso não o faça, não há qualquer problema – as condições para uma noite envolvente continuam reunidas: pode deslumbrar-se com o magnífico céu escuro de Fajão com o mais poderoso instrumento de observação da Humanidade, os seus olhos.

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO 2024

Workshop de AstronomiaO Sol e Outros Astros - Ver e compreender o Universo

Parceiro: Clube de Astronomia do Alva

20 e 27 de julho | 18h00

7 e 14 de setembro | 18h00

Concertos Clandestinos - A Um Palmo do Céu

Helder Bruno ao Piano e Observação do Céu

27 de julho | 22h00

Noite das Perseidas: Observação de Estrelas Cadentes, Constelações e da Lua ao telescópio

Parceiro: FISUA

11 de agosto | 22h00

Workshop de Astrofotografia: Fotografar e Revelar o Universo

Parceiro: Miguel Marques Photography

10 e 11 de agosto

Nota: todos os eventos necessitam de inscrição prévia através de formulário online disponibilizado no site das Aldeias do Xisto.

Créditos fotografia Miguel Marques

cardapio.pt @ 24-7-2024 10:18:12


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos