25/10/2024 a 16/11/2024
Artes Tradicionais vimaranenses como a cerâmica e olaria, joalharia e gravura em foco nas próximas semanas
Na Loja Oficina e na Casa da Memória, em Guimarães
As artes tradicionais com raízes e mestrias vimaranenses convidam-nos a conhecer e desenvolver vários saberes tradicionais ancestrais já a partir deste fim de semana. Já esta sexta (25 outubro), será Catarina Braga a apresentar a exposição “The Building of the Vessel” na Loja Oficina, no âmbito da Bolsa de Incentivo à Criação MICA.
cardapio.pt @ 24-10-2024 10:38:00
No dia seguinte (26 outubro), será a vez de Agostinho e Ricardo Pinto assumirem uma oficina de joalharia na Casa da Memória de Guimarães. Já os sábados 2, 9 e 16 de novembro reservam-nos uma oficina de gravura que conta com a mestria de Pedro Simões e com a nossa ousadia em descobrir a arte que envolve mais esta tradição ancestral.
Fruto do seu processo criativo, Catarina Braga apresenta, na exposição “The Building of the Vessel”, apresentada no âmbito do MICA (Mudança e Intervenção Criativa em Artesanato, programa promovido no âmbito das Artes Tradicionais d’A Oficina), um conjunto de peças de cerâmica e olaria que cruzam as técnicas locais de trabalhar o barro vermelho com referências a diferentes imaginários do mundo natural. A partir de uma lenda ficcional em que, surpreendentemente, sementes se transformam em imagens e o fogo dá vida às plantas, as peças carregam símbolos, formas e imagens tradicionais com significados especulativos.
Desde 2021, o programa MICA – com o nome inspirado na mica (do latim micare, o m. q. brilho), um pó de moscovite que é aplicado na decoração da Cantarinha dos Namorados –, criado no âmbito da intervenção da cooperativa A Oficina nas Artes Tradicionais, surgiu para apoiar projetos artísticos em torno do saber-fazer e das técnicas de execução das artes ancestrais vimaranenses, dando lugar à inovação e pensamento do artesanato na atualidade. Desde então, a Loja Oficina passou a ser também um ponto de encontro de criativos e um espaço que convida artesã(o)s, artistas e designers a desenvolverem um programa de mudança e intervenção criativa no artesanato local, acolhendo projetos inovadores sob a forma de ateliê expositivo. Esta sexta-feira, 25 de outubro, às 18h00, com entrada gratuita, o projeto MICA inaugura assim na Loja Oficina a nova exposição “The Building of the Vessel” com a autoria de Catarina Braga.
No sábado (26 outubro), às 15h00, o desafio proposto pelas artes tradicionais migra para a Casa da Memória de Guimarães com a oficina “Joias de Família”. A família Pinto dedica-se à arte da joalharia em Guimarães desde, pelo menos, o século XIX. E, neste dia, Agostinho Pinto e o seu filho Ricardo vão demonstrar algumas técnicas de joalharia e contar a história desta família de joalheiros vimaranenses. Do desenho até à peça final, os participantes poderão experimentar a feitura de algumas partes do processo, tais como: dobrar o aro de um anel, martelar a joia para a forma desejada, cinzelar os metais, entre outras tarefas. A participação nesta oficina de joalharia têm o valor de 3 euros, sendo dirigida a maiores de 12 anos de idade.
Volvida uma semana, é Pedro Simões que nos vais brindar com o seu saber aprofundado nas artes da gravura. Este Ateliê Aberto arranca no dia 2 de novembro e tem continuidade nos sábados seguintes (2, 9 e 16 novembro), sempre entre as 15h00 e as 18h00, na Loja Oficina. Os participantes nesta oficina de gravura terão oportunidade de desenvolver, do desenho ao corte, formas texturadas figurativas ou abstratas, compondo obras em diferentes camadas, através da manipulação de matrizes criadas em diversos materiais. A participação nesta oficina tem o valor de 15 euros, mediante inscrição prévia através do formulário disponível online em aoficina.pt.
cardapio.pt @ 24-10-2024 10:38:00
Clique aqui para ver mais sobre: Destinos