7/11/2024 a 9/11/2024
The European Pavilion 2024: Liquid Becomings imagina o futuro da Europa
Entre 7 a 9 de Novembro em vários locais de Lisboa
De 7 a 9 de Novembro, The European Pavilion 2024: Liquid Becomings, Imagining the Future of Europe é o evento artístico que acontece no eixo que compreende a Doca do Bispo, a Quinta Alegre, a Biblioteca de Marvila e o Clube Oriental de Lisboa. Esta é uma celebração artística que imagina o futuro da Europa e junta Gonçalo M. Tavares, Valete, Paula Diogo, Báyò Akómoláfé, Elizabeth Povinelli, um espectáculo com inspiração nas silent disco - entre outras propostas - em três dias de encontros, performances e exposições em Lisboa.
cardapio.pt @ 28-10-2024 10:39:49
Durante três dias, vai ser possível descobrir uma programação multidisciplinar que coloca a criação e reflexão artística no centro do debate sobre o futuro da Europa, promovendo diálogos significativos entre artistas e comunidades locais.
Um dos grandes destaques de programação é a nova exploração literária de Gonçalo M. Tavares. No dia 9 de Novembro, na Biblioteca de Marvila, o aclamado escritor português apresenta uma leitura do seu novo texto “Fábulas da Maldade para uma Europa Líquida”, com uma performance visual da artista Adriana Proganó. Este texto, comissionado no contexto do Liquid Becomings, oferece uma visão crítica e poética sobre os desafios que a Europa enfrenta, explorando temas como a fluidez das fronteiras e as incertezas políticas do continente. A leitura é seguida de uma conversa com o autor, Adriana Proganó e a actriz Tita Maravilha, que irá interpretar o texto. Logo depois, o filósofo, escritor e activista nigeriano Báyò Akómoláfé e a antropóloga feminista Elizabeth Povinelli levam a cabo uma conversa exploratória sobre os dilemas contemporâneos que enfrentamos enquanto civilização, explorando formas de resistência, adaptação e reinvenção face aos impactos e desafios sociais, ecológicos e políticos globais. Na moderação estará a artista e performer Ritó Natálio.
No dia anterior, Valete, um dos maiores nomes do Hip Hop nacional apresenta o resultado do projecto colaborativo realizado com os alunos da Escola EB23 Pintor Almada Negreiros. O concerto, a ter lugar na própria escola, é o culminar de várias semanas de workshops conduzidos pelo músico, durante os quais os estudantes exploraram as suas identidades e o que significa ser europeu.
Este projecto coloca em evidência as perspetivas das comunidades imigrantes e ciganas, que vivem num território profundamente marcado pela diversidade cultural. Através de letras e rimas, os alunos, sob a orientação de Valete, vão apresentar uma performance musical que reflecte a sua visão da Europa contemporânea, abordando questões de pertença, inclusão e identidade.
Nos três dias do evento, a Quinta Alegre [antigo Palácio Marquês do Alegrete, na freguesia de Santa Clara] transforma-se num espaço de exposição, reflexão e partilha das experiências artísticas resultantes das quatro viagens do The European Pavilion 2024: Liquid Becomings, realizadas ao longo dos rios Danúbio, Vístula, Reno e Tejo. Enquanto os rios serviram de laboratórios vivos para os artistas, o evento em Lisboa é o espaço vibrante de encontros — onde artistas e curadores apresentam numa exposição os materiais recolhidos nas suas jornadas, como notas, desenhos, filmes e sons, e compartilham a experiência e os resultados numa conversa aberta ao público.
Já no Clube Oriental de Lisboa, e quando a noite cai, faz-se a festa nos três dias, com concertos das Batucadeiras das Olaias e da compositora e intérprete sérvia Marija Balubdžić, uma Roda de Samba com o colectivo feminista Gira que apresenta ainda o resultado da colaboração com a compositora Marija Balubdžić, a experiência imersiva e performática Silent Disco de Alfredo Martins do Teatro Meia Volta e DJ Sets de Lil Bukakke, Ekco Deck, Didi e Nicolle Velcro.
Destaque ainda para as duas audio-caminhadas Terra Nullius - uma ao nascer e outra ao pôr-do-sol. Paula Diogo propõe uma experiência sensorial, poética e reflexiva que combina o movimento com a narrativa colectiva, explorando a noção de territórios não reivindicados.
Todos estes momentos são um convite aberto ao público para explorar novas perspetivas e dialogar com artistas sobre o que a Europa pode e deve ser, através da arte, música, literatura e do debate.
O The European Pavilion 2024: Liquid Becomings convida a imaginar um futuro moldado por experiências partilhadas, enfatizando que, para navegar pelas complexidades, devemos cultivar formas de convivência que celebrem a nossa diversidade e promovam a solidariedade.
Para mais informações sobre a programação do festival e os artistas participantes, consulte o site oficial do projecto em liquidbecomings.eu
cardapio.pt @ 28-10-2024 10:39:49
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: Destinos