Hotéis e Restaurantes: as aberturas que marcaram 2024

É tempo de balanços. De olhar para trás (para fazer os planos da frente), passar o ano em revista e relembrar as grandes novidades do ano de 2024.  Por aqui, temos um hotel no coração de Lisboa que junta propostas de restauração e bares muito especiais aos quartos e apartamentos; um restaurante de alma italiana aberto em Paço de Arcos; um hotel no Douro virado para as margens do rio, com um dos maiores spas da região; uma nova proposta gastronómica com assinatura de um chef de renome num dos hotéis mais encantadores do Alentejo e outros projetos ainda a cheirar a novo.

cardapio.pt @ 2-1-2025 11:28:12

LOTA SEA & FIRE @ LISBOA | FEVEREIRO

Logo no início do ano, o projeto Lota Sea & Fire, do grupo Paradigma, renovou a sua imagem, conceito e espaço. Aberto desde o último trimestre de 2022, o projeto passou de Lota D’ávila para Lota Sea & Fire em fevereiro de 2024, afastando-se do formato marisqueira moderna, mas continuando a focar-se no peixe e marisco. A nova Lota Sea & Fire tem a identidade da cozinha do chef Hugo Candeias, conhecido pelo seu arrojo e originalidade na combinação de ingredientes. A imagem também sofreu um rebranding, assim como o bar, à entrada do restaurante, tornando-se mais quente e confortável. 

A carta, claro, vai adicionando novidades – a Enguia fumada em massa folha e molho Marrare é imperdível –, mas mantendo pratos que em poucos meses já se tornaram clássicos, caso do viciante Bacalhau em Tempura ou a Tiborna de stracciatella, gamba e papada Joselito.

RESTAURANTE MAPA @ MONTEMOR-O-NOVO | MARÇO

Em Março deste ano, o restaurante do L’AND Vineyards reabriu com um novo nome e um novo chef: o MAPA é a nova casa do chef David Jesus, depois de ter sido durante 12 anos o braço direito do José Avillez, no Belcanto. Debaixo da impressionante coleção de candeeiros de Tom Dixon, ex-líbris do restaurante, o MAPA celebra o encontro de culturas fruto das viagens marítimas dos portugueses, com uma experiência gastronómica que expressa a identidade nacional através de pratos à carta ou menu de degustação. 

Destaque para a Gamba da Costa com matapa, amendoim e coco, o Carabineiro do Algarve com xeq-xeq, maçã verde e salicórnia e o Salmonete de Setúbal com xerém, berbigão da ria e sabores de moqueca, entre outros, nos quais brilham os ingredientes de agricultores biológicos locais, as carnes regionais e o peixe da lota de Setúbal.


MADRASTA @ PAÇO DE ARCOS | ABRIL

No pitoresco Jardim Municipal de Paço de Arcos, num edifício dos anos 50, ergue-se o Madrasta, o sexto restaurante do Grupo Non Basta e o primeiro fora do centro lisboeta. Com vista para o mar, no novo espaço há duas salas interiores com ambientes distintos, uma esplanada que se envolve com o jardim e um rootftop que proporciona vistas desafogadas. 

O Madrasta assume-se como uma casa democrática, onde a cozinha está sempre aberta para almoçar e jantar todos os dias da semana, petiscar a meio da tarde, comer uma pizza fora de horas ou beber um copo quando apetecer. É um restaurante para famílias, para amigos, para encontros românticos e até mesmo para fechar um negócio à mesa. É o espaço certo para quem quer almoçar rapidamente em dias de semana, mas também para quem quer jantar sem pressas num ambiente acolhedor.

LOCKE DE SANTA JOANA @ LISBOA | JUNHO

Da reabilitação do Convento de Santa Joana datado do século XVII nasceu o Locke de Santa Joana, grande novidade da hotelaria em Lisboa, a marcar a estreia do grupo hoteleiro Locke em Portugal. Situado no vibrante coração da cidade, a poucos passos da Avenida da Liberdade, este é o maior projeto do grupo Locke até à data. 

O hotel apresenta 370 unidades de alojamento, entre apartamentos, quartos de hotel, penthouses e suítes, bem como amplas áreas sociais, incluindo dois restaurantes – um deles com assinatura do chef Nuno Mendes –, um café e quatro bares com conceitos inovadores, havendo ainda espaços de cowork, eventos e salas de reuniões, museu, bem como um terraço com sundeck e piscina exterior. 

Os restaurantes e bares têm a gestão de dois grupos do Reino Unido, especializados em dirigir a operação de espaços de restauração, o White Rabbit Projects, e, em animação e programação, o Spiritland.


BRISA DO MAR @ FUNCHAL | JUNHO

Com uma vista soberba sobre o Oceano Atlântico, o Brisa do Mar abriu ao público no início do Verão, com a promessa de ser o local perfeito para todos os que procuravam uma fuga do bulício da vida madeirense. O novo restaurante sazonal do Reid's Palace prima por uma experiência incomparável al fresco, fundindo sofisticação, descontração e elegância num só espaço. Localizado num terraço do hotel, o Brisa do Mar faz, assim, jus ao seu nome: a par da cozinha ao ar livre, com grande enfoque na simplicidade dos sabores tradicionais, com particular destaque para mariscos e peixes, produtos locais e orgânicos, o banquete estende-se aos outros sentidos, com vistas panorâmicas, sons e brisas tranquilas do mar. 

Nos comandos desta nova oferta gastronómica do Reid’s Palace - aberta a hóspedes e passantes apenas nos meses de verão -, está a chef Zélia Santos, a primeira mulher a assumir tal cargo neste icónico hotel da Madeira, que soma já́ mais de 130 anos de vida. Natural da ilha, a jovem chef orgulha-se de reinventar iguarias portuguesas usando os ingredientes locais mais frescos.

CABANA NA REÎA @ COSTA DA CAPARICA | JULHO

No Verão de 2024, nasceu um novo chiringuito de praia na frente-mar da Casa Reîa, o Cabana na Reîa, um espaço descontraído entre a terra e o mar. Este Chiringuito da Reia Collective convida a chegar sem reserva e a relaxar num cenário fantástico, com o mar da Caparica como pano de fundo. 

A Cabana na Reîa juntou o melhor de vários mundos, com mais espaço para sentar e relaxar, mesas comunitárias, acesso ao bar para cocktails e outras bebidas exclusivas da Casa Reîa. Também o chef executivo Pedro Henrique Lima criou uma carta dentro do conceito original, mas agora mais descomplicada, fácil e igualmente deliciosa, a condizer com o espaço onde se ouve boa música, fazendo deste o spot perfeito para um dia de praia e pores do sol animados.


TOREL QUINTA DA VACARIA @ DOURO | AGOSTO

Foi também este ano que a Quinta da Vacaria, uma das propriedades vinícolas mais antigas do Douro, viu nascer um novo hotel boutique de 5 estrelas, um projeto que resulta da colaboração com o conceituado grupo hoteleiro Torel Boutiques. 

Situado nas margens do Rio Corgo e do Rio Douro, no Peso da Régua, o Torel Quinta da Vacaria promete tornar-se num destino de referência na região pelas suas múltiplas valências: 33 quartos e suites voltados para as margens do rio, um dos maiores SPAs da região, com cerca de 1000 metros quadrados, um design ímpar inspirado na filosofia ‘A Way of Silence’, desenvolvido pela designer de interiores Joana Astolfi, e ainda dois restaurantes de conceitos muito distintos – o 16Legoas, uma proposta mais informal que potencia ao máximo sabores locais e da época; e o Schistó, um projeto de fine dining assente em técnicas de cozinha avançadas e em produto de alta qualidade. 

A abertura do Schistó está prevista para o início do próximo ano, tal como a inauguração da nova adega desta propriedade datada de 1616, também produtora de excelentes vinhos DOC e vinhos do Porto.

ZARA BY CASTRO @ LISBOA | SETEMBRO

2024 foi o ano de estreia da ‘Zara by Castro’, uma colaboração entre o atelier de pastéis de nata Castro e a nova loja Zara Rossio, a ocupar quatro pisos de um edifício histórico de Lisboa. Abriu ao público a 5 de setembro e estreou um espaço de experiência de marca Castro: a cafetaria ‘Zara by Castro’. 

Um sítio bonito, que mantém elementos arquitetónicos e recupera frescos originais, onde é possível degustar os famosos Pastéis de Nata artesanais com a qualidade Castro, assim como uma carta alargada de cafetaria e sumos naturais. Uma oportunidade para provar este clássico da confeitaria portuguesa num ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, elegante.


IMANOL BARRA BASCA | OUTUBRO

Depois do sucesso de Lisboa, o Imanol Barra Basca chega agora à Invicta, reunindo o melhor do universo dos pintxos e tapas, mas também várias propostas para comer à mesa. “Para nós é muito gratificante poder levar o Imanol Barra Basca para o Porto. 

A descontração e a riqueza da gastronomia basca e espanhola em geral casam na perfeição com a alegria de viver que tanto caracteriza a cidade”, explica Rui Sanches, CEO & Founder da Plateform que, num encontro com Aitor Ansorena em Madrid, criador do primeiro Imanol, decidiu voltar a alargar o conceito desta experiência, agora à cidade do Porto. Para além dos pintxos, quentes e frios, o restaurante apresenta também vários pratos de grelha a exigir mais tempo e dedicação, como é o caso do Entrecôte e o Txuletón à La Parrilla. 

O projeto de arquitetura, assinado pelo arquiteto João Regal, do Atelier Lado, reforça o ambiente acolhedor e descontraído que se faz sentir neste lugar que apetece ficar, seja para uma refeição prolongada, seja para desfrutar de um simples Tinto de Verano enquanto se saboreia uma das grandes estrelas da casa – a famosa tarta de queso.

cardapio.pt @ 2-1-2025 11:28:12


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos