Caminhos Cruzados amplia experiências enogastronómicas com Workshops de Culinária
Disponíveis mediante marcação prévia
A Caminhos Cruzados, produtor vitivinícola do Dão, sediado em Nelas, continua a diversificar o leque de experiências enogastronómicas, acrescentando workshops de culinária às propostas de wine and food, com assinatura do chef Miguel Vidal. O chef residente da imponente adega, localizada na Quinta da Teixuga, guia os participantes numa viagem de sabores, partilhando técnicas e receitas criativas para explorar a harmonia entre os versáteis vinhos do produtor e os alimentos, privilegiando a autenticidade à mesa, com ingredientes endógenos.
cardapio.pt @ 9-4-2025 14:52:06
Miguel Vidal privilegia a utilização de produtos frescos e locais, respeitando as estações do ano e o caráter único da região, embora a experiência incida igualmente sobre outros pontos do mapa nacional, apostando na interpretação de receitas da cozinha tradicional portuguesa.
“O nosso objetivo é criar um ambiente descontraído e acolhedor, onde os clientes possam ganhar confiança na cozinha, aprender novas técnicas e levar consigo memórias e conhecimentos para aplicar no dia-a-dia. Esta é uma experiência baseada nas propostas regulares de wine and food do chef, com predominância da gastronomia regional e com incursão por outras receitas típicas portuguesas, sempre com uma nova interpretação”, explica Luís Filipe, Coordenador de Enoturismo na Caminhos Cruzados, parte integrante do Pacheca Group.
O programa tem uma duração aproximada de 2h30 e começa com uma visita à vinha, adega e sala de estágios do produtor, seguindo-se a aula prática de preparação de sete receitas (três entradas frias, três pratos quentes e uma sobremesa) e a degustação de três vinhos da Caminhos Cruzados, para harmonizar a experiência.
Os workshops de culinária estão disponíveis para grupos de duas a 12 pessoas (75 euros por pessoa), mediante marcação prévia para enoturismo@caminhoscruzados.net ou +351 912 546 760, complementando um leque de experiências que inclui, entre outras, provas de uva e cacau, jogo dos aromas, enologia criativa ou um divertido peddy paper pela vinha.
Sobre a Caminhos Cruzados
A Caminhos Cruzados surgiu pela iniciativa da família Santos, natural de Nelas, determinada a regressar às suas origens para investir numa antiga paixão, o vinho do Dão. A filosofia da empresa baseia-se na produção de vinhos de qualidade, com uma vertente de tradição aliada ao modernismo, destacando-se igualmente o forte compromisso com a sustentabilidade. Em 2020, a Caminhos Cruzados passou a integrar o Pacheca Group, detido pelos empresários Paulo Pereira, Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes.


cardapio.pt @ 9-4-2025 14:52:06
Clique aqui para ver mais sobre: Destinos