INSHADOW 2025: Últimos dias de Festival

A Casa do Comum acolheu a Competição Internacional de Documentário, enquanto o Teatro do Bairro viveu dias enérgicos com a Competição Internacional de Vídeo-Dança. No dia 29 de Novembro, celebrámos o Vídeo-Dança, o Documentário e a Animação na Cerimónia de Entrega de Prémios. 

cardapio.pt @ 11-12-2025 12:55:00

Entre mais de 350 candidaturas, foram selecionados 100 filmes para as competições internacionais. Destacamos os vencedores portugueses: Filipe Faria, que recebeu o Prémio Território – Estúdios Victor Córdon para Melhor Realizador Nacional com BACH, e Maiara Barbosa, distinguida com o Prémio ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação pelo filme Kineflow.

O InShadow percorreu também muitos outros espaços em Lisboa ao longo destas duas semanas. No dia 27 de Novembro, inauguraram-se no Espaço Santa Catarina seis exposições de fotógrafas emergentes, assim como uma instalação de vídeo. Também a Galeria e a Cisterna da FBAUL – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa foram inauguradas, no dia 3 de Dezembro. 

Na Galeria, exibimos a exposição de fotografia de Andrea Hackl (NL/AT), enquanto na Cisterna são expostas 8 vídeo-danças. Ambos os espaços da FBAUL podem ser visitados até ao dia 19 de Dezembro.

Até ao final do festival, dia 19 de Dezembro, podem ser visitados os espaços da FBAUL e no dia 13 de Dezembro, ocorre a performance Vozes e Ar Pesado, da autoria de Alexandre Lyra Leite, com interpretação da Companhia Inestética. Nesta obra, inspirada pel’ O Navio de Espelhos, de Mário Cesariny, somos convidados a reflectir sobre a sobrecarga emocional e as subtis camadas de comunicação que se manifestam no quotidiano. Dia 13 de Dezembro, às 18h30, no Safra (Lumiar). 

Fotografia ©Inês Chaubert

cardapio.pt @ 11-12-2025 12:55:00


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos