Ponta Delgada Capital Portuguesa da Cultura 2026 - Inauguração

PDL26 inicia com o espetáculo “Deixa passar a Vida” inspirado no poema «Ode à Paz» de Natália Correia

No próximo dia 29 de janeiro, pelas 19h30, o Coliseu Micaelense acolhe o evento inaugural de Ponta Delgada, Capital Portuguesa da Cultura 2026 (PDL26). Com direcção artística de António Pedro Lopes, o espetáculo «Deixa Passar a Vida» inspira-se no poema «Ode à Paz» de Natália Correia. Deste modo, inicia-se a vasta programação da PDL26 que, ao longo do ano, realça as tradições, costumes e expressões contemporâneas da capital da ilha de São Miguel, mas também do próprio arquipélago dos Açores. De acordo com a organização, esta é «uma oportunidade para afirmar a região como um polo cultural de inovação e participação».

cardapio.pt @ 27-1-2026 18:25:45

Ao longo de 2026, o público terá acesso a uma vasta programação cultural, dinamizada por ilustres curadores convidados para promoverem as diferentes áreas. Designadamente, Música, Teatro, Cinema e Audiovisual, Dança e Artes Inclusivas, Artes Visuais, Literatura, Gastronomia, Arquitetura e Arte Urbana, Etnografia, Antropologia e ainda Religiosidade.

Depois de Aveiro (2024) e Braga (2025), Ponta Delgada assume agora o protagonismo cultural, graças a um trabalho conjunto do Município com o Coliseu Micaelense. 

Com direção artística da fadista Katia Guerreiro, a equipa da PDL26 adotou como mote «O Lugar do Amanhã», e convidou um leque de personalidades ligadas aos Açores para assumirem a curadoria da programação nas respetivas áreas profissionais. Como resultado, o público terá acesso a eventos que realçam a cultura açoriana em todas as suas vertentes.

Um dos curadores convidados a programar a PDL26 é o icónico arquiteto Bernardo Rodrigues. Nascido nos Açores e com estúdio no Porto, tem uma carreira internacional e os seus projetos - orgânicos, arrojados e futuristas - já mereceram destaque mediático em todo o mundo. 

Desafiado a realçar a Arquitetura e Arte Urbana, Bernardo Rodrigues reagiu ao convite «com honra e responsabilidade», e optou por «estudar e celebrar o que é único, ao viver numas ilhas no meio do Atlântico.» Para a PDL26, delineou o programa Placenta Insularis, em que diferentes eventos convidam o público e as escolas a explorar as bases primordiais que permitiram a auto subsistência  no arquipélago. 



cardapio.pt @ 27-1-2026 18:25:45


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos